Xenofobia? Economia moral, direitos éticos-morais e dilemas da cidadania na África do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16.52291

Palabras clave:

xenofobia, pluralismo jurídico, soberania, cidadania, África do Sul

Resumen

Neste artigo, indicamos a inadequação do conceito de xenofobia para explicar a violência contra estrangeiros na África do Sul. Com as noções de “fetichização das origens” e “vandalismo”, alguns analistas sul-africanos caracterizaram violações aos direitos de imigrantes como distúrbios psiquiátricos e barbarismo, antigos clichês sobre a África. Mediante a etnografia dos Tshwane Riots (2016), indicamos que os saques de comerciantes Pakistani ocorreram conforme “leis” locais. Interpretamos esses ataques como estratégia política e sinal da existência de disputas soberanas entre o Congresso Nacional Africano (CNA) e setores orgânicos de seu eleitorado.

Biografía del autor/a

Luís Roberto Cardoso de Oliveira, Universidade de Brasília

Professor titular livre no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB, Brasil), professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UnB e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). É doutor em antropologia pela Harvard University (EUA), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e graduado em ciências sociais pela UnB.

Daniel M. Lage da Cruz, Universidade de Brasília

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de Brasília (UnB-Brasil), mestre em antropologia social pela mesma instituição e graduado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil) e em comunicação-social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, Belo Horizonte, Brasil).

Publicado

2023-05-09