‘Pedagogia da precariedade’: As experiências de jovens em um projeto de prevenção da violência na periferia da Região Metropolitana da Grande Vitória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16.52553

Palavras-chave:

jovens, violência juvenil, prevenção da violência, segurança pública, periferia urbana

Resumo

O artigo analisa experiências de jovens no Projeto Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo), implementado em 2019 no bairro Jardim Carapina, periferia da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), Espírito Santo. Partindo de uma metodologia qualitativa, compreendeu-se que o projeto, baseado nas premissas da segurança cidadã, objetiva prevenir a violência que afeta os jovens nas periferias urbanas a partir de ações “sociais” e da promoção da cidadania. Todavia, as experiências dos participantes indicam uma longa distância entre os objetivos do projeto e suas práticas, o que foi concebido nos termos de uma “pedagogia da precariedade”.

Biografia do Autor

Daniela Cristina Neves de Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil) e graduada em ciências sociais pela Ufes. É pesquisadora no Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (Lieves), do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), e professora de sociologia no âmbito da rede estadual de ensino do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Edição

Seção

Artigos