O acontecimento-covid e as dobras cuidado e segurança: Desafios para a socioeducação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16.53974

Palavras-chave:

covid-19, socioeducação, cuidado, psicologia, segurança

Resumo

Nosso objetivo é discutir alterações no cotidiano da socioeducação no início da pandemia da covid-19. A partir do paradigma ético-estético-político e tomando essa pandemia como analisador, pensamos de que formas as dobras segurança e cuidado se cruzam na socioeducação e como práticas da psicologia podem produzir brechas para fazer valer uma política do cuidado, entendida como práticas de escuta, acolhimento, garantia e defesa dos direitos de adolescentes e jovens privados/as da liberdade. Interrogamos se existe política de cuidado em uma instituição que funciona sob a égide disciplinar e o controle dos corpos.

Biografia do Autor

Juraci Brito da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Brasil) e graduado em psicologia pela Universidade Estácio de Sá (Unesa, Rio de Janeiro, Brasil). É especialista em psicologia jurídica pela Universidade Candido Mendes (Ucam, Rio de Janeiro, Brasil) e em políticas públicas e socioeducação pela Universidade de Brasília (UnB, Brasil). É psicólogo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase, Rio de Janeiro, Brasil) e da Secretaria de Saúde de Mangaratiba (Rio de Janeiro, Brasil).

Anna Paula Uziel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora associada da Uerj, pesquisadora associada do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (Clam) do Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj e fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (Gepsid) da mesma universidade. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil), graduada em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e graduada em psicologia pela Uerj.

Jimena de Garay Hernández, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Uerj, professora colaboradora do PPGPS/Uerj e pesquisadora do Gepsid/Uerj. É doutora e mestra pelo PPGPS/Uerj e graduada em psicologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam, México).

Downloads

Publicado

2023-05-12

Edição

Seção

Artigos