The Covid-Event and the Folds Care and Safety: Challenges for Socioeducation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v16.53974

Keywords:

covid-19, juvenile justice system, care, psychology, security

Abstract

This paper discusses changes in the daily life of juvenile justice system at the beginning of the Covid-19 pandemic. Based on the ethical-aesthetic-political paradigm and taking the Covid-19 pandemic as an analyser, we think in what ways security and care folds intersect in social education and how psychology practices can produce breaches to enforce a policy of care, understood as practices of listening, welcoming, guaranteeing and defending the rights of adolescents and youth deprived of their liberty. We question whether there is a politics of care in an institution that operates under the aegis of discipline and body control.

Author Biographies

Juraci Brito da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Brasil) e graduado em psicologia pela Universidade Estácio de Sá (Unesa, Rio de Janeiro, Brasil). É especialista em psicologia jurídica pela Universidade Candido Mendes (Ucam, Rio de Janeiro, Brasil) e em políticas públicas e socioeducação pela Universidade de Brasília (UnB, Brasil). É psicólogo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase, Rio de Janeiro, Brasil) e da Secretaria de Saúde de Mangaratiba (Rio de Janeiro, Brasil).

Anna Paula Uziel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora associada da Uerj, pesquisadora associada do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (Clam) do Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj e fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (Gepsid) da mesma universidade. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil), graduada em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e graduada em psicologia pela Uerj.

Jimena de Garay Hernández, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Uerj, professora colaboradora do PPGPS/Uerj e pesquisadora do Gepsid/Uerj. É doutora e mestra pelo PPGPS/Uerj e graduada em psicologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam, México).

Published

2023-05-12