Hacia una conceptualización de los conflictos socioambientales en Argentina
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n.1.54745Palavras-chave:
Conflitos socioambientais, conflitos ecológicos distributivos, metabolismo social, lacuna metabólica, contribuições da natureza para as pessoasResumo
Para uma conceituação dos conflitos socioambientais na Argentina - O artigo enfoca os conflitos socioambientais de natureza ecológico-distributiva vinculados aos processos neoextrativistas na Argentina. Primeiramente, analisa como esses conflitos podem ser valorizados a partir do arcabouço conceitual das Contribuições da Natureza às Pessoas. Em seguida, formula algumas conceituações com base nos conflitos abordados. E, por fim, discute como esses conflitos evidenciam as contradições dos modelos dominantes de apropriação da natureza nas sociedades capitalistas atuais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.