As múltiplas faces da milícia Liga da Justiça: Reorientação moral e deslocamento político na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n.1.56261

Palavras-chave:

Milícia, Liga da Justiça, violência, Zona Oeste, Rio de Janeiro

Resumo

O atual cenário da criminalidade carioca evidencia uma reconfiguração das linhas de forças, produzindo um encadeamento no qual diversos grupos criminais interagem entre si e com as forças da ordem (harmônica ou desarmonicamente) em busca de controle territorial e recursos econômicos. Tráfico de drogas extorquindo moradores, milícia vendendo drogas ilícitas e acordos de cooperação mútua entre ambos revelam que as fronteiras que operavam a distinção dessas duas organizações têm se ressignificado, produzindo situações e agenciamentos complexos. Esta pesquisa busca, a partir de uma abordagem metodológica que combina análise de discurso midiático e documental com entrevistas e conversas com moradores, compreender como as práticas da milícia Liga da Justiça se modificaram ao longo do tempo e quais os contextos e as consequências dessas mudanças para os moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Jonathan Willian Bazoni da Motta, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Pesquisador do CIDADES: Núcleo de Pesquisa Urbana, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS-UERJ), e do Observatório Fluminense, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGCS-UFRRJ). É doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ e bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UERJ.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Edição

Seção

Artigos