As múltiplas faces da milícia Liga da Justiça: Reorientação moral e deslocamento político na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n.1.56261

Palabras clave:

Milícia, Liga da Justiça, violência, Zona Oeste, Rio de Janeiro

Resumen

O atual cenário da criminalidade carioca evidencia uma reconfiguração das linhas de forças, produzindo um encadeamento no qual diversos grupos criminais interagem entre si e com as forças da ordem (harmônica ou desarmonicamente) em busca de controle territorial e recursos econômicos. Tráfico de drogas extorquindo moradores, milícia vendendo drogas ilícitas e acordos de cooperação mútua entre ambos revelam que as fronteiras que operavam a distinção dessas duas organizações têm se ressignificado, produzindo situações e agenciamentos complexos. Esta pesquisa busca, a partir de uma abordagem metodológica que combina análise de discurso midiático e documental com entrevistas e conversas com moradores, compreender como as práticas da milícia Liga da Justiça se modificaram ao longo do tempo e quais os contextos e as consequências dessas mudanças para os moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Biografía del autor/a

Jonathan Willian Bazoni da Motta, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Pesquisador do CIDADES: Núcleo de Pesquisa Urbana, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS-UERJ), e do Observatório Fluminense, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGCS-UFRRJ). É doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ e bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UERJ.

Publicado

2024-02-21