Violência e direitos humanos: o lugar das práticas restaurativas nas escolas

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DOI :

https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n1.61903

Mots-clés :

violência, direitos humanos, ensino médio, práticas restaurativas

Résumé

Este artigo problematiza as noções de violência e direitos humanos e enfatiza as práticas restaurativas como estratégia de resolução de conflitos no espaço escolar. No caso da violência, questiona-se a legitimidade de saberes e práticas institucionais que, na expectativa de resolução dos conflitos, tendem a separar e a contrapor de modo unilateral as figuras agressor e vítima, fazendo recair sobre o primeiro um inventário de verdades e concepções jurídico-morais punitivas, culpabilizadoras e retributivas. Com relação aos direitos humanos, a indagação incide sobre a persistência de saberes acadêmico-políticos que conferem maior relevância e visibilidade aos direitos civis e políticos do que aos direitos sociais, cuja ausência pode impactar diferentes formas de violência entre os estudantes das escolas públicas do ensino médio. A partir de uma abordagem teórico-conceitual de crítica e ressignificação dos temas violência e direitos humanos e da apresentação de dados relativos à realização de pesquisa-ação nas escolas, o objetivo deste artigo é contribuir para a inclusão de diferentes formas de saber e experiências locais nos processos de compreensão e indução de políticas públicas não violentas de resolução dos conflitos no chão da escola.

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Biographie de l'auteur

Cezar Bueno de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

É professor do curso de graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH/PUC-PR). É doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publiée

2025-02-13