II Censo ANATORG: um estudo sobre as visões de torcedores organizados acerca do fenômeno da violência no futebol brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n1.62807

Palavras-chave:

Futebol, Violência, Torcidas Organizadas, ANATORG

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender as visões de torcedores organizados sobre o fenômeno da violência no futebol brasileiro. Também procura analisar em que medida e como esses torcedores se engajam em práticas violentas e os (possíveis) significados e funções que essas práticas possuem para eles. Para alcançar esses objetivos, o artigo apoia-se nos resultados de um survey realizado a pedido da Associação Nacional de Torcidas Organizadas do Brasil (ANATORG), que contou com a participação de 1.522 torcedores. Entre outras coisas, os resultados indicam onde, quando e contra quem ocorrem as brigas. As respostas apontam, ainda, as armas utilizadas e as percepções dos referidos torcedores em relação a esses atos e por fim, os respondentes indicam suas propostas para melhorar a segurança no futebol profissional.

Biografia do Autor

Jimmy Medeiros, Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É professor Adjunto na Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV-CPDOC). Pós-doutorado na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF); Doutor em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ); Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ENCE/IBGE) e bacharel em Ciências Sociais pela UFF.

Felipe Tavares Paes Lopes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

É professor-Doutor I da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp). Pós-doutorado (Unicamp/FGV/Universidade Autônoma de Barcelona); Doutorado (Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP)/e Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC); Mestrado (Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Graduação (Filosofia (USP)/ Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Rosana da Câmara Teixeira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

É professora Associada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-doutorado pelo Museu Nacional-UFRJ; Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ); Mestrado pelo PPGSA-UFRJ; Graduação Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2025-02-13

Edição

Seção

Artigos