Migração, trabalho e sorte: uma análise sociológica sobre regras e condutas em garimpos na fronteira franco-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n2.63479Palavras-chave:
migração, trabalho, sorte, garimpo, fronteira franco-brasileiraResumo
Objetiva-se analisar o garimpeiro a partir de sua inserção no sistema das atividades de garimpagem, ao problematizar questões políticas, normativas, econômicas e sociais. Os garimpeiros atuam por meio de aprendizados partilhados pelo processo de extração do ouro a partir da transmissão de práticas, como a categoria nativa fofoca, compreendida por meio de suas agências comunicativa e temporal. A pesquisa utilizou entrevistas, diários de campo e levantamento de jornais e revistas. Este trabalho analisa a fronteira franco-brasileira, a exemplo da sociabilidade familiar e do engendramento de normas de conduta compartilhadas socialmente nos garimpos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.