A partir de diários de campo, entrevistas e dados secundários, este estudo reconstrói a mobilidade de uma pessoa, Alecsandro, sobrevivente do cárcere, e de uma moto, Honda Pop, por diferentes regiões do Brasil. Motocicletas de baixa cilindrada são instrumentos básicos do trabalho precário e criminalizado que conectam mercados informais, ilegais e legais entre diferentes regiões do Brasil. Neste trabalho argumenta-se que as mobilidades marginais de pessoas e bens ajudam a compreender “coronelatos” e “facções” como lógicas políticas sobre mercados, também produtoras de violência e desigualdade em pequenas e médias cidades por todo o Brasil.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Biografie autore
Fernando de Jesus Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil
É professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGS/UFAL), Brasil, Integrante do Núcleo Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INCT-INVIPS). Líder do Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economias das Simbolizações (GRUPPAES/CNPq). É doutor e mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Paulo Andrade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil
É mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGS/UFAL), integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INCT-INVIPS). integrante do Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economias das Simbolizações (GRUPPAES/CNPq), graduado em História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Nido Farias, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil
É integrante do Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economias das Simbolizações (GRUPPAES/CNPq). Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGS/UFPE), Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGS/UFAL), graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.