As rádios comunitárias da URACCAN como agentes de mudança social na costa caribenha da Nicarágua Esta pesquisa destaca a mudança social promovida pelas rádios comunitárias da URACCAN em resposta aos conflitos territoriais, problemas de saúde, pobreza e questões educacionais que afetam as comunidades indígenas e afrodescendentes da costa caribenha da Nicarágua. Trata-se de um estudo de revisão documental que, com base na teoria da mudança social, analisa o impacto que as rádios comunitárias têm no desenvolvimento de programas que promovem políticas públicas relacionadas a essas questões e como, por meio de conteúdos criativos, elas colocam na agenda as principais demandas sociais dessa região do Caribe.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Yulmar Runel Montoya Ortega, Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, Barcelona, España
É Profesor Sustituto del Departament de Publicitat, Relacions Públiques i Comunicació Audiovisual de la Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), España. Doctor en Comunicación Estratégica, Publicidad y Relaciones Públicas de la Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Es Máster en Comunicación Intercultural con enfoque de género por la URACCAN. Licenciado en Filología y Comunicación por la Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua (UNAN-Managua), Nicaragua.
María Luz Barbeito Veloso, Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, Barcelona, España
É Profesora Titular de Universidad. Departament de Publicitat, Relacions Públiques i Comunicació Audiovisual de la Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), España. Doctora en Comunicación Audiovisual (Premio Extraordinario). Máster en Comunicación Audiovisual y Publicidad y Licenciada en Periodismo de la Universitat Autònoma de Barcelona, España.
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.