Mercados ilegais da pirataria: O comércio de mídias no Centro do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
pirataria, comércio ilícito, trabalho informal, mercado ilegal, mídiasResumo
Este artigo discute o comércio ilícito de mídias piratas, representado pela venda de CDs e DVDs gravados com cópias ilegais de conteúdos digitalizados. A análise foi construída a partir de trabalho de campo realizado junto a um grupo de comerciantes informais no Rio de Janeiro, em 2009 e 2010. O relato etnográfico é composto por dados descritivos sobre a estrutura do comércio, referente à mercadoria, ponto, interação com clientes, repressão policial, e sobre o recurso às chamadas “mercadorias políticas”. A esses dados somam-se relatos dos camelôs a respeito de suas representações acerca do comércio ilegal de produtos culturais pirateados.
The article Illegal Pirate Markets: The Sale of Media in Downtown Rio de Janeiro discusses the illicit trade of pirate media, namely the sale of CDs and DVDs burned by means of illegal copying of digitalized content. The analysis drew on a field study executed with a group of informal merchants in Rio de Janeiro, in 2009 and 2010. The ethnographic report is composed of descriptive data about the structure of the commerce, in relation to the merchandise, location, customer interaction, police conÂtrol, and about the recourse to so-called “political merÂchandise”. These data are complemented by accounts by stall owners regarding how they are represented in terms of the illegal commerce of pirate cultural products.
Key words: piracy, illicit trade, informal work, illegal market, media
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