Velhos usuários e jovens traficantes? Um estudo de caso sobre a atualização da nova Lei de Drogas na cidade do Rio de Janeiro

Frederico Policarpo de Mendonça Filho

Resumo


Este artigo, de maneira geral, diz respeito ao consumo de drogas no Brasil, em especial na cidade do Rio de Janeiro. Como é tratado o consumo de drogas? O que é feito com os consumidores? Essas perguntas podem ser abordadas de diversos ângulos. Para este trabalho, tomei como referência, além do ponto de vista dos próprios consumidores de drogas, os discursos e as representações do direito na medida em que informam poderosos sistemas normativos sobre as drogas. Discuto o funcionamento do Sistema de Justiça Criminal a partir dos desdobramentos de um caso de flagrante de “tráfico de drogas” que depois se transforma em “uso de drogas”.

 

The article Old Users and Young Dealers? A Case Study into the updated Drugs Act in the City of Rio de Janeiro, at a wider scope, talks about the con­sumption of drugs in Brazil, and in particular in the city of Rio de Janeiro. How is drug use treated? What hap­pens to the users? These questions, however, may be approached from various angles. This study is based on the standpoint of drugs consumers themselves and also on the legal arguments and representations -- as they inform powerful regulatory systems over drugs. The functioning of the Criminal Justice System is discussed based on the developments of a case of recorded “drug trafficking” which later becomes “drug use”.

Keywords: Rio de Janeiro, Brazilian Criminal Justice System, drug consumption, users, dealers


Palavras-chave


Rio de Janeiro, sistema de justiça criminal brasileiro, consumo de drogas, usuários, traficantes

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social

  Todos os conteúdos da revista estão licenciados por meio da Creative Commons, através da licença CC Atribuição-Não Comercial 4.0 disponível no link http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0.

 Visite nossa página no Facebook

             

APOIO:    

SCImago Journal & Country Rank