As relações de reciprocidade e dívidas morais entre o presídio e a rua: A expansão e transnacionalização do Primeiro Comando da Capital (PCC) na fronteira Brasil-Bolívia

Auteurs

  • Giovanni França Oliveira Pesquisador da UFMS
  • Caroline Krüger Assistente de pesquisa do Ipea

Mots-clés :

fronteira, tráfico de drogas, transnacionalização, Primeiro Comando da Capital, Corumbá

Résumé

O presente artigo busca compreender como se deu a expansão e a transnacionalização do Primeiro Comando da Capital (PCC) na fronteira Brasil-Bolívia, tendo como base geográfica de análise a região de Corumbá, no Brasil, e Puerto Suarez, na Bolívia. A metodologia de pesquisa utilizada foi a etnografia, o que possibilitou entender os fatos a partir dos atores sociais envolvidos. As mudanças ocasionadas com a entrada progressiva do PCC nos presídios da região vêm impactando a dinâmica local de venda de drogas, baseada nas relações pessoais e de vizinhança, inserindo uma nova lógica de lealdade ao PCC e reordenando o tráfico de drogas para além da fronteira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Giovanni França Oliveira, Pesquisador da UFMS

Pesquisador do Observatório de Violência e Sistema Prisional da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS Campo Grande, Brasil) e pesquisador colaborador do Núcleo de Pesquisas Urbanas (NaMargem) do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar, Brasil). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços(PPGEF) da UFMS e graduado em história pela mesma universidade.

Caroline Krüger, Assistente de pesquisa do Ipea

Assistente de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea, Brasília, Brasil) e pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic, Ribeirão Preto, Brasil) e do Golden for Sustainability Brazil (Ribeirão Preto, Brasil). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações (PPGAO) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), mestre pelo PPGEF da UFMS e graduada em administração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, Brasil).

Téléchargements

Publiée

2018-05-09