Efeitos da Pandemia na Polícia Militar: Vulnerabilidades das polícias e do policiamento no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.4322/dilemas.v16.n.3.51834Mots-clés :
Polícia Militar, Covid-19, Policiamento, VulnerabilidadesRésumé
Este texto propõe uma primeira análise sobre os resultados obtidos a partir do questionário lançado às polícias militares de vários estados do Brasil durante os primeiros meses da pandemia Covid-19. A discussão que propomos aponta em duas direções. Em primeiro lugar, demonstramos como aspectos gerais na crise sanitária impactou na atuação da Polícia Militar e a fez rever protocolos de atuação pública. A segunda, que consideramos ser mais relevante e mais inovadora, aborda tensões e narrativas profissionais que atravessam o trabalho de policiamento de forma estrutural, mas que consideramos terem sido potencializadas ou complementadas em decorrência dos rearranjos sociais causados pela Covid-19. Concluímos que a Covid-19 tornou visível e criou condições de possibilidade para que policiais militares se manifestassem a respeito do que consideram ser suas vulnerabilidades mais gritantes. Estes chamaram a atenção para a insuficiência de seus equipamentos, a ausência de investimentos em âmbito geral e a fragilidade da assistência institucional à saúde mental do policial e, por fim, a falta de reconhecimento social e profissional que alegam existir.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação. 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.