“Se tivesse filmado, tinha viralizado”: violência, tecnologias e sobrevivência em um motovlog

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n3.65299

Mots-clés :

violência, entregadores, influencer digital, plataformas, cidade

Résumé

Nos últimos anos, observou-se um aumento significativo no uso de motos como instrumento de trabalho nas grandes cidades brasileiras, impulsionado pela demanda por entregas rápidas e de baixo custo. Este artigo analisa a violência e a criminalidade que afetam os entregadores, utilizando como material empírico vídeos produzidos pelo entregador-influencer Jeff Fernandes para o YouTube. Inicialmente, discutimos a expansão do trabalho de entrega por aplicativo e sua relação com a cidade, o espaço e o tempo, fatores que influenciam os ganhos financeiros e os riscos envolvidos. Em seguida, exploramos a popularidade  dos motovlogs, vídeos que retratam a vida dos motoboys e que se tornaram uma forma de conteúdo amplamente difundida na plataforma YouTube. Esses vídeos, filmados em primeira pessoa, não apenas documentam a experiência dos entregadores, mas também atuam como um meio de produção digital de cultura e identidade. Na segunda parte, analisamos mais detalhadamente os motovlogs de Jeff Fernandes, destacando como esses conteúdos abordam questões de violência, vigilância, tecnologia e estratégias de sobrevivência no contexto urbano.

Bibliographies de l'auteur

Bruno Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Doutor em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) (PPGSA/UFRJ), Mestre em Sociologia (PPGSA/UFRJ) e Bacharel em Ciências Sociais (UFRJ). Coordenador do Laboratório de Estudos Digitais (LED-IFCS).

Nina Desgranges, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, BRasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Sociologia pelo mesmo programa. Bacharel em Ciências Sociais também pela UFRJ e pesquisadora do Laboratório de Estudos Digitais (LED-IFCS).

Téléchargements

Publiée

2024-12-10