Educação e mobilidade social nas favelas do Rio de Janeiro: O caso dos universitários (graduandos e graduados) das favelas

Auteurs

  • Licia Valladares

Mots-clés :

favela, universitários, mobilidade social, ação afirmativa

Résumé

Mudanças no âmbito da educação vêm afetando a estrutura social das favelas do Rio de Janeiro. A autora chama a atenção para a mobilidade social presente nessas transformações, por meio do caso de um novo grupo social constituído de graduandos e graduados de universidades. Os chamados “universitários das favelas” revelam que uma “nova favela” esta surgindo, mais heterogênea e diferenciada, reunindo uma população que não cabe mais na imagem tradicional do “favelado”. O artigo considera o papel das políticas sociais no aumento do contingente desses universitários e apresenta alguns dados preliminares oriundos de uma pesquisa em andamento.

 

Changes in the sphere of education have been aff ecting the social structure of the ‘favelas' in Rio de Janeiro. The author of this article draws attention to the new social mobility existing in these communities, taking as example the case of a new social group created by graduate and undergraduate students. The so-called ‘favela university students' show that a new favela, more heterogeneous and diff erentiated, is emerging, including a population that does not fi t into the traditional image of an inhabitant of a favela. The article considers the role of social policies in the increase of the quantity of students like these and presents some preliminary data from an ongoing research.

Biographie de l'auteur

Licia Valladares

Professora da Université de Lille 1

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Publiée

2009-07-05

Numéro

Rubrique

Dossiê Conflitos Urbanos, Violências e Processos de Criminalização no Brasil e na França: Parte 1