Empreender a vocação: A tensão entre moral ‘cultural' e moral capitalista na legitimação da prática dos livreiros
Mots-clés :
capitalismo, livro, mercado, moral, racionalizaçãoRésumé
O objetivo deste artigo é descrever e analisar a ação do empresário dedicado ao comércio de livros, o livreiro, diante de uma dupla moral: posicionar-se como um promotor da cultura, abnegado frente ao lucro, e como um agente do capitalismo, ambiente no qual empreender, não importa que produto, é a justificativa de sua ação. Trata-se de explorar o universo editorial ao apresentar os conflitos morais ali expostos na figura do livreiro em sua lida à frente de um comércio. A principal questão que norteia o artigo é compreender como uma transação comercial -- venda de um livro -- transmuta-se em um discurso sobre o bem comum, articulado estrategicamente pelos livreiros.
The objective of Vocation as Enterprise: The Tension Between ‘Cultural' Moral and Capitalist Moral in Legitimizing the Practice of Book Shop Owners is to describe and analyze the action of entrepreneurs who trade books, book shop owners, in light of a dual morality to which they are subject: assuming the role of a promoter of culture, without focus on profit-making, and as an agent of capitalism, where running one's enterprise as a business, regardless of the product, is the justification of one's action. This exploration into the publishing world presents the moral conflicts exposed in the shape of the book shop owner in his conduct of a commercial business. The crux of the issue is understanding how a commercial transaction, i.e., a book sale, is transmuted into a discourse on common well-being, strategically deployed by the book shop owners.
Keywords: capitalism, books, market, moral, rationalization
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