Necropolítica: Uma pequena ressalva crítica à luz das lógicas do ‘arrego’
DOI:
https://doi.org/10.17648/dilemas.v14n1.30184Parole chiave:
necropolítica, violência, arrego, ilegalismos, morteAbstract
O artigo objetiva apontar alguns limites quanto ao uso da noção de “necropolítica” no tocante à leitura da letalidade violenta. Como referência para análise, proponho analisar o problema das mortes ocasionadas por intervenção policial em duas escalas: uma local, referente a um “caso” ocorrido no Morro da Providência; outra mais ampla, que diz respeito à lógica espacial das mortes ocasionadas pela polícia na metrópole carioca. Defendo a ideia de que tal problema possui particularidades no Rio de Janeiro, não sendo possível universalizar os significados da morte quando pensamos na chave específica das ações letais praticadas pelo Estado.
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
- Mapa 1 - “Mortes por intervenção policial” na cidade do Rio de Janeiro por CISP (jan-ago 2019) (Português (Brasil))
- Mapa 3 – Tiroteios envolvendo a polícia em quatro situações na cidade do Rio de Janeiro (jan-ago 2019) (Português (Brasil))
- Figura 2: Tiroteios envolvendo agentes de segurança na cidade do Rio de Janeiro (jan-ago 2019) (Português (Brasil))
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.