Ocorrências policiais: como os acontecimentos nos bairros tornam-se caso de polícia
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v16.n.3.47088Parole chiave:
práticas policiais, ocorrências policiais, denúncias, conflito, policiamento comunitário.Abstract
O que se torna caso de polícia no cotidiano do trabalho policial? Ao percorrermos as práticas policiais do programa Ronda do Quarteirão, analisamos como esses casos ocorrem nos bairros. Além de procurarmos articular a produção das práticas policiais e as interações e relações mantidas entre eles e população de bairros considerados “problemáticos” – em alusão ao grande contingente de ocorrências no local. É dada especial atenção à tessitura conflituosa que permeia a produção da ocorrência policial enquanto fenômeno sociológico. Há, aqui, a abertura para pensar as formas como a Polícia Militar realiza seu trabalho, a partir das especificidades locais, e como os moradores, partindo de seus contextos, a acionam. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa e teve como marca decisiva a participação a bordo da viatura.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.