Sobre a Revista
Foco e Escopo
Publicação quadrimestral do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação e Sociologia e Antropologia (PPGSA) do IFCS/UFRJ.
DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social visa publicar em fluxo contínuo contribuições científicas originais e inéditas, preferencialmente com base em pesquisa empírica, na forma de artigos, resenhas, traduções e entrevistas da área de Ciências Sociais (prioritariamente Sociologia e Antropologia). Tem como missão promover o desenvolvimento científico e o debate de ideias nos temas da área de estudos dos conflitos e do controle social em ciências sociais, como:
- Comportamentos desviantes
- Violências
- Criminalidade
- Moralidade
- Movimentos sociais e ação coletiva
- Conflitos urbanos
- Justiça criminal
- Segurança pública
- Instituições públicas e privadas de controle social
As colaborações devem ser trabalhos próprios a uma publicação acadêmica, de conteúdo não normativo, e contemplar a linguagem e a abordagem típicas a esse meio.
DILEMAS não cobra taxa para submissão e processamento dos artigos e demais textos (APCs - article processing charges).
Processo de Avaliação pelos Pares
Todas as submissões serão inicialmente avaliadas pela Comissão Editorial para decidir sua pertinência quanto a linha editorial da DILEMAS. Uma vez aceitas, serão submetidas a avaliadores independentes, preservadas as identidades tanto de autores quanto de responsáveis por pareceres. Cada artigo será sempre submetido a pelo menos duas avaliações. Em caso de controvérsia o artigo será encaminhado a um terceiro avaliador. Persistindo a controvérsia o artigo será avaliado pela comissão editorial podendo ser decidido pelo editor. Todos os autores receberão cópias dos pareceres de seus artigos, com os comentários dos pareceristas e, eventualmente, da Comissão Editorial e/ou dos editores da DILEMAS. A publicação é dependente da aprovação pelos avaliadores. O tempo estimado para os processos de avaliação e publicação é, em média, de 06 meses a um ano.
DILEMAS considera como inéditos e aceita submissões de manuscritos publicados em anais de eventos científicos ou em plataformas de preprints (pré impressos) indicados por DILEMAS. Nesses casos, não é preciso deixar o texto anônimo. Os artigos publicados por DILEMAS que continuarem acessíveis em servidores preprint devem indicar o link da versão publicada em DILEMAS. Em todos esses casos, de avaliação de preprints, estes precisam indicar sua localização (link, DOI, etc.) e serão submetidos a pareceristas que terão conhecimento da identidade de seu autor/autores. DILEMAS aceitará preprints de servidores autenticados por DILEMAS. O servidor atualmente autenticado por DILEMAS é a coleção SciELO Preprints, operada pela plataforma Open Preprint System (OPS): https://pkp.sfu.ca/ops/
DILEMAS abraça o programa internacional de Ciência Aberta e vem introduzindo mudanças em suas normas editoriais para aperfeiçoá-las nessa direção. Assim, artigos aprovados e baseados em pesquisas com dados quantitativos e qualitativos que possam ser disponibilizados ao público devem ser acompanhados de seus respectivos bancos de dados consolidados ou informar o link de acesso público ao referido arquivo nos bancos onde estão depositados. Todos os microdados referentes a pessoas e identidades humanas devem ser completamente anonimizados, visando proteger a confidencialidade das informações. No caso de bancos de base estatística é preciso que sejam enviados a DILEMAS os dicionários de códigos (scripts, algoritmos, etc.), se houver, com descrição detalhada das variáveis presentes e o arquivo de códigos utilizados para replicação completa de gráficos, tabelas e análises. Caso o banco tenha sido agregado ou transformado, as etapas para tal processamento devem também ser explicitadas a partir do banco original. Os bancos de dados e os códigos devem ser fornecidos em formato que possibilite o acesso e replicação em pelo menos uma das principais ferramentas estatísticas, como R, Python, SPSS, Stata e Excel. O código para a replicação deve ser extensivamente comentado, de maneira clara e objetiva. Os bancos e códigos serão disponibilizados na página da revista no seu portal em www.necvu.ifcs.ufrj.
Embora DILEMAS não adote ainda avaliação por pares aberta, em atenção à necessidade de imparcialidade nesse processo, adota-se a abertura gradual de alguns dados, como a informação do editor de seção responsável, cujo nome será publicado em cada artigo.
Periodicidade
A Revista DILEMAS foi trimestral de 2008 até 2015. A partir de 2016 adotou-se a periodicidade quadrimestral, sendo publicados três números ao ano. N.1 (JAN/FEV/MAR/ABR); N.2 (MAI/JUN/JUL/AGO); N.3 (SET/OUT/NOV/DEZ). Para o caso dos artigos aprovados, visando garantir o menor prazo possível entre aprovação e publicação, DILEMAS passou a adotar desde 2023 o formato de publicação contínua. Além dos números regulares, Dilemas também publica, quando considera conveniente, edições especiais temáticas, numeradas separadamente, mas que respeitam os mesmos critérios das edições regulares.
Política de Ética
A Comissão Editorial de DILEMAS examinará cada proposta de artigo e os revisores e editores que aceitaram colaborar com pareceres e dossiês, visando prevenir e evitar ofensas ao código de ética científica e às boas práticas editoriais científicas adotadas pela revista. Se for o caso, exigirá, de autores, revisores e editores a documentação adequada e os esclarecimentos que considerar necessários, sob pena de não aceitação da contribuição proposta.
Código de Ética científica:
DILEMAS segue o código de ética aceito e praticado pela comunidade científica brasileira, estabelecido em vários documentos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pelas Comissões de Ética da UFRJ. Não serão aceitos para publicação e são passíveis de contencioso jurídico, caso se comprove má-fé e uso indevido de direitos autorais alheios, a existência de plágio em propostas de autores ou conflito de interesses entre avaliadores e autores. A aceitação de cada proposta e de cada avaliação submetida está condicionada a essas exigências, cujos principais critérios são tratados nos itens seguintes.
Política de Verificação de Plágio e Má Conduta Editorial
Prezando pela ética editorial dos estudos submetidos e publicados, DILEMAS utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo, CopySpyder. Seguirão para o processo de avaliação os artigos que atinjam até 3% de margem de coincidência. Casos de plágio não serão aceitos. Textos copiados serão identificados e o trabalho será devolvido aos autores com os problemas identificados, para que se manifeste. Contamos ainda com a colaboração dos pareceristas, que, no momento da avaliação duplamente cega, notifiquem à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.
Prezando pela ética editorial dos estudos submetidos e publicados, DILEMAS se orienta pelo Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica do SciELO (versão setembro 2018).
Diretrizes para Conflito de Interesses
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentemente ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação dos manuscritos. Os conflitos de interesses podem ser de ordem pessoal, financeira, intelectual, profissional, política ou de natureza religiosa.
Visando manter a imparcialidade do processo editorial, os autores devem comunicar à secretaria de DILEMAS caso exista alguma relação entre os mesmos e qualquer entidade pública ou privada que possa gerar algum conflito de interesse. Devem ainda informar toda forma de apoio financeiro ou conexões Política de Taxasde outras naturezas que possam ter influenciado o desenvolvimento da pesquisa e do manuscrito aqui apresentado.
Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial problema ético, especialmente quanto a conflitos de interesses, devem contatar a secretaria de DILEMAS para esclarecimentos. Não o fazendo, assumem integral responsabilidade por possível contencioso jurídico, caso se verifique.
Política de Taxas
DILEMAS não cobra taxa para submissão de artigos e não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).
Política de Acesso Livre
DILEMAS oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Financiamento
Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana – NECVU/UFRJ
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA/UFRJ
Histórico do periódico