Agentes produtores do espaço urbano na Região Metropolitana de Aracaju

Autores/as

Palabras clave:

Agentes modeladores, Habitação, Incorporação imobiliária, Espaço regional, Região Metropolitana de Aracaju

Resumen

A produção e consumo do espaço urbano, ao fixar a terra como um bem com valor de troca, inseriu as cidades em circuitos de acumulação e reprodução do capital, sobretudo nas regiões urbanas, nas quais os seus agentes produtores estão em plena interface. Todavia, a extensão metropolitana é também uma ampliação de desacordos, dada a supervalorização do solo, intensificação da segregação e privatização dos espaços em escala regional. Destarte, o artigo revisita bibliografias sobre a dimensão regional sergipana e dados de institutos de pesquisa, que apontam a formação e desenvolvimento da Região Metropolitana de Aracaju – composta pela capital, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão –, em face à atuação dos agentes modeladores na dispersão e fragmentação citadinas. Tal influxo evidenciou a ação controversa do Estado, que implicou na reestruturação territorial a partir de novos vetores de expansão metropolitana.

Biografía del autor/a

Sarah Lucia Alves Franca, Departamento de Arquitetura e Urbanismo / Universidade Federal de Sergipe

Professora adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Sergipe, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UFS) e da Residência Técnica Multiprofissional em Habitação e Direito à Cidade (HabCidade/UFS). Membro pesquisadora do Observatório das Metrópoles e coordenadora do Núcleo Aracaju.

Laís de Andrade Lima, Universidade Federal de Sergipe

Discente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe, pesquisadora do Centro de Estudos de Planejamento e Práticas Urbanas e Regionais, bolsista PIBIC-CNPq. 

Emyly Ferreira Lima, Universidade Federal de Sergipe

Discente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe, já foi pesquisadora do Centro de Estudos de Planejamento e Práticas Urbanas e Regionais e bolsista PIBIC-CNPq. 

Publicado

2024-08-02

Número

Sección

Artigos