POR UMA TEORIA DAS RUAS: UMA ANÁLISE DE UM MUNDO EM CHAMAS

Autores

  • Guilherme Santana
  • Juan Filipe L Magalhães

Palavras-chave:

manifestações políticas, ocupações, greves, revoltas, insurgências, teoria das ruas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo historicizar e teorizar, com base na lente teórica do pensamento político e filosófico libertário, uma série de greves, protestos, revoltas populares e ocupações que compõem em nossa tese um conjunto de acontecimentos ignorados, menosprezados pela academia ao longo da história. Esses movimentos, quando recebem alguma atenção, são tratados de forma isolada, o que dificulta uma análise mais holística, que é o objetivo deste artigo. Os eventos supracitados se sucedem desde a Revolução Industrial e avançam até o nosso cotidiano em diversas partes do globo, o que evidencia a necessidade de compreender a existência de uma teoria das ruas em um momento em que as propostas marxistas de constituir uma teoria para as ruas são amplamente questionadas.

Biografia do Autor

Guilherme Santana

 

Doutorando em História Comparada no Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ); membro-pesquisador do Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL); Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Professor da rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Bolsista Capes.

 

 

 

Juan Filipe L Magalhães

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);  Mestre em História pela mesma instituição. Pós-Graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Gestão da Cadeira de Suprimentos e Logística. membro-pesquisador do Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL); Professor da Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro. Bolsista Capes

Referências

BAKUNIN, Mikhail (2008). O princípio do Estado e outros ensaios (org. e trad. Plínio Augusto Coelho). São Paulo: Hedra.

CASTELLS, Manuel (2017). Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar.

CORRÊA, Erick; MHEREB, Maria Teresa (Org.) (2018). 68: como incendiar um país. São Paulo: Veneta (Coleção Baderna).

GALLO, Silvio (2007). Pedagogia libertária: anarquistas, anarquismos e educação. São Paulo: Imaginário: Editora da Universidade Federal do Amazonas.

GRAEBER, David (2015). Um projeto de democracia. São Paulo: Paz e Terra.

GRAEBER, David (s/d). O Anarquismo no século 21 e outros ensaios. Adaptado do e-book editado por Rizoma Editorial.

HILSENBECK FILHO, Alexander; SPINELLI, Lucas Gebara (2012). Zapatismo: pedagogia da autonomia e prática da liberdade. In: RODRIGUES, Fabiana C.; NOVAES, Henrique T.; BATISTA, Eraldo L. São Paulo (orgs.). Movimentos Sociais, Trabalho Associado e Educação para além do Capital. São Paulo: Outras Expressões.

KROPOTKIN, Piotr (2005). Palavras de um Revoltado. São Paulo: Editora Imaginário.

LENOIR, Hugues (2017). Autogestão pedagógica e educação popular: a contribuição dos anarquistas. São Paulo: Intermezzo Editorial.

MAKHNO, Nestor; SKIRDA, Alexandre; BERKMAN, Alexandre (2001). Nestor Makhno e a Revolução Social na Ucrânia. São Paulo: Editora Imaginário.

MINTZ, Frank (2006). O anarquismo social. São Paulo: Imaginário.

MORAES, Wallace de (2018a). Governados por quem? Diferentes plutocracias nas histórias políticas de Brasil e Venezuela. Curitiba: Editora Prismas.

MORAES, Wallace de (2018b). 2013 – Revolta dos Governados: ou, para quem esteve presente, revolta do vinagre. Rio de Janeiro: WSM Edições.

________________(2019) Você precisa ser governado? Uma crítica anarquista, quilombista e indigenista das bases centrais do colonialismo. Rio de Janeiro. WSM edições. No prelo.

ÖCALAN, Abdullah (2016). Confederalismo Democrático. Rio de Janeiro: Rizoma.

PESCHANSKI, João Alexandre (2012). Os “ocupas” e a desigualdade econômica. In: HARVEY, David (Org.). Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo: Carta Maior.

RODRIGUES, Glauco Bruce (2004). Territórios libertários: a experiência anarquista de autogestão na cidade de Barcelona durante a guerra civil espanhola (1936 – 1939). In: CIDADES, Revista Científica/Grupo de Estudos Urbanos – Vol. 1, n. 1, 2004. Presidente Prudente: Grupo de Estudos Urbanos – v.9, n. 15.

SILVA, Peterson Roberto da (2018). O Anarquismo e a Legitimidade: tensões pós-modernas. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

VASSILEV, Pano (2008). A ideia dos sovietes. São Paulo: Editora Imaginário.

Downloads

Publicado

2019-11-17