UMA ANÁLISE DO LIBERALISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: A EXPOSIÇÃO DO ESTADO DE MAL-ESTAR SOCIAL

Autores

  • Juan Filipe L. Magalhães

Resumo

O presente artigo busca realizar um breve mergulho na história da filosofia do pensamento liberal, em especial a partir das ideias de Thomas Hobbes, John Locke e Adam Smith, buscando sintetizar os principais conceitos e fundamentos. Buscamos demostrar o modelo de Estado moderno baseado na lógica do liberalismo gera como consequência inevitável o surgimento de um Estado do Mal-estar social. Identificamos um paralelo entre a crise de 1929, quando as propostas de John Maynard Keynes salvaram o capitalismo do colapso, com o momento atual de pandemia do Coronavírus. No momento atual a ineficiência de um estado mínimo liberal em promover um bem estar fica amplamente exposto e lideres mundiais buscam medidas sociais democratas como solução para a crise, assim como foi feito a partir do final da segunda década do século XX. Apontamos ainda uma alternativa, mediante um padrão de comportamento coletivo pautado no conceito de ajuda mútua, cujo conceito foi cunhado pelo pensador russo Piotr Kropotkin e que contraria o individualismo liberal, demostrando suas limitações teóricas e empíricas, seja no plano do Estado, seja no plano da sociedade.

 

Biografia do Autor

Juan Filipe L. Magalhães

 

 

 

 

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em História pela mesma instituição. Pós-Graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Gestão da Cadeira de Suprimentos e Logística; membro-pesquisador do Observatório do Trabalho na América Latina (OTAL); Professor da Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro).Bolsista Capes. 

 

.

Referências

HOBBES, Thomas (1983). Leviatã: Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Abril Cultural.

KEYNES, John Maynard, (1936). A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Palgrave Macmillan.

KROPOTKIN, Piotr (2009). Ajuda Mútua: um fator de evolução. A senhora editora.

KROPOTKIN, Piotr (2005). Palavras de um Revoltado. São Paulo: Editora Imaginário.

LOCKE, John (2014). Segundo Tratado sobre o Governo. Edipro.

MORAES, Wallace dos Santos (2008) Estado mínimo contra a fase camaleônica do estado capitalista: um estudo da teoria neoliberal de Robert Nozick. Curso de Ciência Política - Grandes Autores.

SANTANA, Guilherme e MAGALHÃES; Juan (2019) Por uma teoria das ruas: uma análise de um mundo me chamas. Revista Estudos libertários.

SMITH, Adam (2017) A Riqueza das nações. Nova Fronteira.

Downloads

Publicado

2020-04-20