UMA ANÁLISE DO LIBERALISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: A EXPOSIÇÃO DO ESTADO DE MAL-ESTAR SOCIAL
Abstract
O presente artigo busca realizar um breve mergulho na história da filosofia do pensamento liberal, em especial a partir das ideias de Thomas Hobbes, John Locke e Adam Smith, buscando sintetizar os principais conceitos e fundamentos. Buscamos demostrar o modelo de Estado moderno baseado na lógica do liberalismo gera como consequência inevitável o surgimento de um Estado do Mal-estar social. Identificamos um paralelo entre a crise de 1929, quando as propostas de John Maynard Keynes salvaram o capitalismo do colapso, com o momento atual de pandemia do Coronavírus. No momento atual a ineficiência de um estado mínimo liberal em promover um bem estar fica amplamente exposto e lideres mundiais buscam medidas sociais democratas como solução para a crise, assim como foi feito a partir do final da segunda década do século XX. Apontamos ainda uma alternativa, mediante um padrão de comportamento coletivo pautado no conceito de ajuda mútua, cujo conceito foi cunhado pelo pensador russo Piotr Kropotkin e que contraria o individualismo liberal, demostrando suas limitações teóricas e empíricas, seja no plano do Estado, seja no plano da sociedade.
Riferimenti bibliografici
HOBBES, Thomas (1983). Leviatã: Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Abril Cultural.
KEYNES, John Maynard, (1936). A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Palgrave Macmillan.
KROPOTKIN, Piotr (2009). Ajuda Mútua: um fator de evolução. A senhora editora.
KROPOTKIN, Piotr (2005). Palavras de um Revoltado. São Paulo: Editora Imaginário.
LOCKE, John (2014). Segundo Tratado sobre o Governo. Edipro.
MORAES, Wallace dos Santos (2008) Estado mínimo contra a fase camaleônica do estado capitalista: um estudo da teoria neoliberal de Robert Nozick. Curso de Ciência Política - Grandes Autores.
SANTANA, Guilherme e MAGALHÃES; Juan (2019) Por uma teoria das ruas: uma análise de um mundo me chamas. Revista Estudos libertários.
SMITH, Adam (2017) A Riqueza das nações. Nova Fronteira.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.