GOVERNANÇA RACIAL E SUPREMACISMO BRANCO: A CHURCH OF THE CREATOR E A NATURALIZAÇÃO DO RACISMO

Autores

  • Diego Leonardo Santana Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma perspectiva anarquista e libertária, como o supremacismo branco a serviço de uma Governança Racial é expressado e justificado nas crenças da Church of the Creator. Fundada em 1973 por Ben Klassen, a Church of the Creator se tornou um dos grupos supremacistas brancos mais atuantes nos Estados Unidos. Sua crença se fundamentava na compreensão de que a raça branca era naturalmente superior às outras e suas atividades eram pautadas em prol da unidade e preservação da mesma. Para expor como isso acontecia analisaremos a obra Nature’s Eternal Religions (1973) e, a partir disso, demonstraremos como essa “religião racial” fundamentava suas atividades em prol do supremacismo branco e da defesa da ideia de um direito natural que os mesmos teriam de predominar sobre os outros povos. Sendo assim, este trabalho visa contribuir para os estudos relacionados às formas de Governanças, apresentando uma análise deste caso em especial.

Biografia do Autor

Diego Leonardo Santana Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em História Comparada (PPGHC/UFRJ)
Mestre em Educação (UFS)
Graduado em História (UFS)
Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)
Bolsista CAPES

Referências

Bibliografia:

DWORK, Debórah. PELT, Robert Jan Van. Holocausto: uma história. Tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2004.

ERVIN, Lorenzo Kom’boa. Anarquismo e Revolução Negra e outros textos do Anarquismo Negro. Tradução: Mariana Correâ dos Santos. Editora Singuilar, 2015.

EVANS, Richard J. Terceiro Reich na História e na Memória. Tradução: Renato Marques. São Paulo: Crítica, 2018.

GRAEBER, David. Um Projeto de Democracia – uma história, uma crise, um movimento. Tradução: Ana Beatriz Teixeira. São Paulo: Paz & Terra, 2015.

MORAES, Wallace de. Estadolatria, Plutocracias, Governanças Sociais e Institucionais – Preâmbulo de um Paradigma Anarquista de Análise. IN: Governados por quem? Diferentes plutocracias nas histórias políticas de Brasil e Venezuela. Editora Prismas, 2018.

NASCIMENTO, Abadias do. O Quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. Petrópolis: Vozes, 1980.

Fontes:

KLASSEN, Ben. Nature’s Eternal Religions. Disponível em: https://archive.org/details/BenKlassenNaturesEternalReligionbookPdf. 1ª ed. 1973. 2008.

Sitiografia:

ANTI-DEFAMATION LEAGUE (ADL). Organização jurídica em prol de ações anti difamação que atua nos Estados Unidos. Disponível em: https://www.adl.org.

BBC BRASIL. Portal de notícias. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese.

INTERNET ARCHIVE. Organização de manutenção de mídias digitais. Disponível em: https://archive.org/.

NY TIMES. Portal de notícias. Disponível em: http://www.nytimes.com.

SOUTHERN POVERTY LAW CENTER (SPLC). Organização sem fins lucrativos que atua em prol dos direitos civis. Disponível em: https://www.splcenter.org/.

Downloads

Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

Artigos