ENTREVISTA/RELATO DE PESQUISA As ruínas do saber: desafios e diálogos de estudantes indígenas na universidade
Resumo
Em exercício de tornar escrito o nosso entendimento sobre essa vivência na universidade, registramos uma conversa que transcrevemos de uma tarde na ilha do Catalão, uma das ilhas do Fundão, em área de preservação da mata Atlântica da UFRJ. Uma parte do campus que não é frequentada por estudantes, professores e trabalhadores da universidade em geral, mas por moradores da ilha, do complexo da Maré e de outras regiões do entorno da baía ─ pescadores, jovens e também grupos a passeio ou pesquisa.Referências
PURI, Tutushamum; PURI, Txâma Xambé. Txemim Puri - Povo Puri, 2019
NUNES, Jamille. A complexidade do “pardo” e o não-lugar do indígena, 2019
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2019
KOPENAWA, Davi e ALBERT, Bruce. A queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. Companhia das Letras, 2018.
DUARTE, Nelly. Minha vida como estudante no mundo dos brancos. 2017.
BARRETO, João Paulo Lima e SANTOS, Gilton Mendes dos. A volta da Cobra Canoa: em busca de uma antropologia indígena. 2017.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. El potencial epistemológico y teórico de la historia oral: de la lógica instrumental a la descolonización de la historia. Revista Temas Sociales, 1987.
ANI, Marimba. Yurugu: uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento europeu. Africa World Press, 1994.
KILOMBA, Grada. Plantation Memories: episodes of everyday racism. Unrast, 2010.
HOOKS, Bell. Olhares negros, raça e representação. Editora Elefante, 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.