Capoeira, uma experiência anarquista

RENATA GIOVANA DE ALMEIDA MARTIELO

Resumo


Este artigo é um convite para pensarmos sobre as possíveis e necessárias interfaces da capoeira com a construção de uma sociedade igualitária, livre e justa, através de um projeto que enfrente as colonialidades do saber e do ser. Valorizaremos ações que privilegiem e favoreçam os saberes que se constroem nas experiências vividas, a partir da prática da capoeira e de corpos de seres africanos na diáspora brasileira, LGBTs, dos corpos dos excluídos. Consideraremos esses como pensadores/as que estão fora das instituições acadêmicas produzindo saberes a partir de seus corpos em movimento. Assim, as lutas por existência das populações em situação de moradores de rua e da comunidade LGBTs serão tratadas como processos de produção de conhecimento contra hegemônicos, de autodeterminação e de produção de reexistência. A expressão desses corpos vivos e invisibilizados no dia a dia da cidade será nossa base de interpretação.


Palavras-chave


anarquismo; capoeira; decolonialidade; LGBTs; ação direta.

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Joaze Bernardino; TORRES, Nelson Maldonado; GROSFOGUEL, Ramon. (2020), Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Ed. Autêntica.

COSTA, Joaze Berbardino; GROSFOGUEL, Ramon. (2016) Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado, 31 (1), Acesso em 10/08/2021.

FANON, Frantz. (1968) Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira.

MORAES, Wallace de. (2020) A Necrofilía Colonialista Outrocida no Brasil. Revista Estudos Libertários, 2 (3), (11/29). ISSN 2675-0619 Acesso em 18/10/2021.

NASCIMENTO, Abdias. (2019) O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. São Paulo: Ed Perspectiva; Rio de Janeiro: IPEAFRO.

RIBEIRO, Katiúscia. (2020). O futuro é ancestral. Le Monde Diplomatique. Disponível em Acesso em 14/10/2021.

TRINDADE, A. L. da (org.). Documentário: Africanidades brasileiras e educação. Cdnbi.tvescola.org.br, 2013. Disponível em: Acesso em 18/08/2021;

THEODORO, Gerson (Togo Ioruba); MORAES, Wallace de; GOMES, Flávio (2016). DOS QUILOMBOS AO QUILOMBISMO POR UMA HISTÓRIA COMPARADA DA LUTA ANTIRRACISTA NO BRASIL. Acesso em 13/10/2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista Estudos Libertários

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.