Capoeira, uma experiência anarquista
Parole chiave:
anarquismo, capoeira, decolonialidade, LGBTs, ação direta.Abstract
Este artigo é um convite para pensarmos sobre as possíveis e necessárias interfaces da capoeira com a construção de uma sociedade igualitária, livre e justa, através de um projeto que enfrente as colonialidades do saber e do ser. Valorizaremos ações que privilegiem e favoreçam os saberes que se constroem nas experiências vividas, a partir da prática da capoeira e de corpos de seres africanos na diáspora brasileira, LGBTs, dos corpos dos excluídos. Consideraremos esses como pensadores/as que estão fora das instituições acadêmicas produzindo saberes a partir de seus corpos em movimento. Assim, as lutas por existência das populações em situação de moradores de rua e da comunidade LGBTs serão tratadas como processos de produção de conhecimento contra hegemônicos, de autodeterminação e de produção de reexistência. A expressão desses corpos vivos e invisibilizados no dia a dia da cidade será nossa base de interpretação.
Riferimenti bibliografici
COSTA, Joaze Bernardino; TORRES, Nelson Maldonado; GROSFOGUEL, Ramon. (2020), Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Ed. Autêntica.
COSTA, Joaze Berbardino; GROSFOGUEL, Ramon. (2016) Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado, 31 (1), <https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100002> Acesso em 10/08/2021.
FANON, Frantz. (1968) Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira.
MORAES, Wallace de. (2020) A Necrofilía Colonialista Outrocida no Brasil. Revista Estudos Libertários, 2 (3), (11/29). ISSN 2675-0619 <https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/issue/view/1477/showtoc > Acesso em 18/10/2021.
NASCIMENTO, Abdias. (2019) O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. São Paulo: Ed Perspectiva; Rio de Janeiro: IPEAFRO.
RIBEIRO, Katiúscia. (2020). O futuro é ancestral. Le Monde Diplomatique. Disponível em <https://diplomatique.org.br/o-futuro-e-ancestral/> Acesso em 14/10/2021.
TRINDADE, A. L. da (org.). Documentário: Africanidades brasileiras e educação. Cdnbi.tvescola.org.br, 2013. Disponível em: <https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publicationsSeries/182537Doc_africanidades.pdf > Acesso em 18/08/2021;
THEODORO, Gerson (Togo Ioruba); MORAES, Wallace de; GOMES, Flávio (2016). DOS QUILOMBOS AO QUILOMBISMO POR UMA HISTÓRIA COMPARADA DA LUTA ANTIRRACISTA NO BRASIL. <https://www.academia.edu/40845970/Dos_quilombos_ao_quilombismo_por_uma_história_comparada_da_luta_antirracista_no_Brasil_notas_para_um_debate_> Acesso em 13/10/2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.