EDUCAÇÃO POPULAR, PEDAGOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NO BRASIL E COLÔMBIA

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular freiriana. Pedagogia Social. Educadores sociais. Brasil e Colômbia.

Resumo

O texto trata da Educação Popular, Pedagogia Social e formação dos educadores sociais, a partir  de estudos bibliográficos e experiência dos autores  como educadores populares. No caso particular deste artigo, nosso foco é a Educação Não Escolar Institucionalizada, espaço de atuação dos educadores sociais; igualmente, a Pedagogia Social no Brasil e Colômbia e o lugar que a Educação Popular ocupa nestas discussões. Apresentamos as posições político-pedagógicas concernente a formação de educadores sociais da Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA). Alguns dos resultados revelam que a Educação Popular freiriana no Brasil e na Colômbia, é um referencial da pedagogia social, mas discordamos quando a colocam como campo da educação social.

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Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Paulo, Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA

Pedagoga, especialista em Educação Popular e Movimentos Sociais, Mestre ( UFRGS)  e Doutora em Educação ( UNISINOS)

Alfonso Torres Carrillo, Universidade Pedagógica Nacional.

Doctor en Estudios latinoamericanos,  Universidade Nacional Autônoma do México: Coyoacán, Distrito Federal, MX.

Especialista em Sociologia Política.

Mestre em História.

licenciado En Ciencias Sociales

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Publicado

2024-04-13

Como Citar

DOS SANTOS PAULO, Fernanda; CARRILLO, Alfonso Torres. EDUCAÇÃO POPULAR, PEDAGOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NO BRASIL E COLÔMBIA. Revista Estudos Libertários, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/57717. Acesso em: 9 dez. 2025.