EDUCAÇÃO POPULAR, PEDAGOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NO BRASIL E COLÔMBIA

Autor/innen

Schlagworte:

Educação Popular freiriana. Pedagogia Social. Educadores sociais. Brasil e Colômbia.

Abstract

O texto trata da Educação Popular, Pedagogia Social e formação dos educadores sociais, a partir  de estudos bibliográficos e experiência dos autores  como educadores populares. No caso particular deste artigo, nosso foco é a Educação Não Escolar Institucionalizada, espaço de atuação dos educadores sociais; igualmente, a Pedagogia Social no Brasil e Colômbia e o lugar que a Educação Popular ocupa nestas discussões. Apresentamos as posições político-pedagógicas concernente a formação de educadores sociais da Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA). Alguns dos resultados revelam que a Educação Popular freiriana no Brasil e na Colômbia, é um referencial da pedagogia social, mas discordamos quando a colocam como campo da educação social.

Autor/innen-Biografien

Fernanda dos Santos Paulo, Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA

Pedagoga, especialista em Educação Popular e Movimentos Sociais, Mestre ( UFRGS)  e Doutora em Educação ( UNISINOS)

Alfonso Torres Carrillo, Universidade Pedagógica Nacional.

Doctor en Estudios latinoamericanos,  Universidade Nacional Autônoma do México: Coyoacán, Distrito Federal, MX.

Especialista em Sociologia Política.

Mestre em História.

licenciado En Ciencias Sociales

Literaturhinweise

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.

CABANAS, QUINTANA, José Maria. Antecedentes históricos de la educación social. In: PETRUS, Antonio. (org.). Pedagogía Social. Espanha: Barcelona, Ariel: 1997, pp. 67-91.

DA COSTA, Antônio Carlos Gomes. Fundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia social no Brasil. An. 1 Congr. Intern. Pedagogia Social Mar. 2006.

DE LA CALLE, Claudia Vélez. Pedagogía Social en Colombia. San Buenaventura:

Buenaventuriana Editorial. 2010.

DEL POZO, Francisco José. Pedagogia social na Colômbia: desafios sócio-educacionais e propostas de transformação social. 3ª Simpósio Internacional de Pesquisa Educacional e Pedagógica. Educação, responsabilidade social pela paz e pelo desenvolvimento. Monteria, Colômbia, outubro de 2016.

EGGERT. Edla. Educação popular e teologia das margens. São Leopoldo: Sinodal, 2003.

FREIRE, Paulo. A propósito de uma administração. Editora: Imprensa Universitária, 1961. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1362>. Acesso: 02 de março de 2023.

GHIRALDELLI, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Coleção primeiros passos, 2006.

KRICHESKY, Marcelo. Pedagogía Social y educación popular. Perspectivas y estrategias sobre la inclusión y el derecho a la educación. Cuadernos de trabajo #2. Buenos Aires: UNIPE. Universidad Pedagógica, 2011.

MACHADO, Evelcy Monteiro. Pedagogia Social no Brasil: políticas, teorias e práticas em construção . IX Congresso Nacional de Educação – EDUCETE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, PUCRS.

Disponível em: https://sites.unicentro.br/wp/cursodepedagogia/files/2011/08/artigo_-Pedagogia_Social1-Evelcy.pdf acesso: 18 de março de 2023.

MACHADO, Evelcy. A pedagogia social: reflexões e diálogos necessários. In: SILVA

et al. (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão & Arte, 2011. p. 117-131.

MANDEVILLE, Bernard. La fábula de las abejas o los vicios privados hacen la prosperidad pública. Comentário crítico, histórico y explicativo de F. B. Kaye. Publicação original em inglês de 1705 a 1729. México: Fondo de Cultura Económica, 2001.

MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. Seleção, tradução e notas de Rubens Enderle – São Paulo: Boitempo, 2012.

MUNEVAR, Francisco Alejandro Rincón. Pedagogia social na Colômbia: possibilidades de intervenção socioeducativa no pós-conflito. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.

PALUDO, Conceição. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático e popular. Porto Alegre: Tomo Editorial/Camp, 2001.

PAULO, Fernanda Santos. A Formação do(as) educadores(as) populares a partir da práxis: um estudo de caso da AEPPA. 273 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PAULO, Fernanda Santos. Concepções de Educação: espaços, práticas, metodologias e trabalhadores da educação não escolar. Curitiba: interSaberes, 2022.

PAULO, Fernanda Santos; MACHADO, Rita de Cássia de Fraga. Educadora Popular/Educador Popular. In.: STRECK, D. R.; REDIM E.; ZITKOSKI J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

PAULO, Fernanda Santos. Pioneiros e Pioneiras da Educação Popular Freiriana e a Universidade. Tese (Doutorado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.

PAULO, Fernanda dos Santos. Memórias e trajetórias: sistematização de experiências de educação popular e de movimentos sociais. São Paulo: Diálogo Freiriano, 2019.

PAULO, Fernanda Santos; TREVISAN, Elisangela. Educador social e educador popular: pautas da formação acadêmica-profissional. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 35, 2022.

RIBEIRO, Marlene. Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 155-178, jan./abr. 2006.

SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente de; MOURA, Rogério Adolfo; (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente de; MOURA, Rogério Adolfo; (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

SERRANO, Francisco José del Pozo. Pedagogía Social en Colombia: entre la experiencia de la Educación Popular y el reto de la investigación-acción em la profesionalización socioeducativa de un país em posconflito. Ensino & Pesquisa, v.15, n. 2 (2017), 97-116, Suplemento.

SERRANO, Francisco José Del Pozo; ACEVEDO, Cinthia Milena Astorga. La Pedagogía Social y Educación Social en Colombia: Corresponsabilidad Institucional,

Académica y Profesional necesaria para la Transformación Social. Foro de Educación, v. 16, n. 24, enero-junio - january-june 2018, pp. 167-191.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. O horizonte da pedagogia social: uma perspectiva de aproximação conceitual. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n.4, p. 2122-2137, out./dez. 2017.

SOËTARD, Michel. Johann Pestalozzi (Coleção Educadores). Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco/ Editora Massangana, 2010.

STRECK, Danilo Romeu. et al. Educação popular e docência. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

STRECK, Danilo Romeu. STRECK, D. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. v. 15, n. 44, maio/ago., 2010.

TORRES, Alfonso Carrillo. La educación popular: Trayectoria y actualidad. Bogotá, El Búho, 2017.

TORRES, Alfonso Carrillo. Pensar epistémico, educación popular e investigación participativa. Ciudad de México: Editora Nómada, IPECAL, 2019.

TORRES, Alfonso Carrillo. Educación popular:Historicidad y potencial emancipador. Bogotá, Editorial Laboratorio Educativo, 2021.

Veröffentlicht

2024-04-13