EDUCAÇÃO POPULAR, PEDAGOGIA SOCIAL E FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NO BRASIL E COLÔMBIA
Schlagworte:
Educação Popular freiriana. Pedagogia Social. Educadores sociais. Brasil e Colômbia.Abstract
O texto trata da Educação Popular, Pedagogia Social e formação dos educadores sociais, a partir de estudos bibliográficos e experiência dos autores como educadores populares. No caso particular deste artigo, nosso foco é a Educação Não Escolar Institucionalizada, espaço de atuação dos educadores sociais; igualmente, a Pedagogia Social no Brasil e Colômbia e o lugar que a Educação Popular ocupa nestas discussões. Apresentamos as posições político-pedagógicas concernente a formação de educadores sociais da Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA). Alguns dos resultados revelam que a Educação Popular freiriana no Brasil e na Colômbia, é um referencial da pedagogia social, mas discordamos quando a colocam como campo da educação social.
Literaturhinweise
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.
CABANAS, QUINTANA, José Maria. Antecedentes históricos de la educación social. In: PETRUS, Antonio. (org.). Pedagogía Social. Espanha: Barcelona, Ariel: 1997, pp. 67-91.
DA COSTA, Antônio Carlos Gomes. Fundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia social no Brasil. An. 1 Congr. Intern. Pedagogia Social Mar. 2006.
DE LA CALLE, Claudia Vélez. Pedagogía Social en Colombia. San Buenaventura:
Buenaventuriana Editorial. 2010.
DEL POZO, Francisco José. Pedagogia social na Colômbia: desafios sócio-educacionais e propostas de transformação social. 3ª Simpósio Internacional de Pesquisa Educacional e Pedagógica. Educação, responsabilidade social pela paz e pelo desenvolvimento. Monteria, Colômbia, outubro de 2016.
EGGERT. Edla. Educação popular e teologia das margens. São Leopoldo: Sinodal, 2003.
FREIRE, Paulo. A propósito de uma administração. Editora: Imprensa Universitária, 1961. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/1362>. Acesso: 02 de março de 2023.
GHIRALDELLI, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Coleção primeiros passos, 2006.
KRICHESKY, Marcelo. Pedagogía Social y educación popular. Perspectivas y estrategias sobre la inclusión y el derecho a la educación. Cuadernos de trabajo #2. Buenos Aires: UNIPE. Universidad Pedagógica, 2011.
MACHADO, Evelcy Monteiro. Pedagogia Social no Brasil: políticas, teorias e práticas em construção . IX Congresso Nacional de Educação – EDUCETE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, PUCRS.
Disponível em: https://sites.unicentro.br/wp/cursodepedagogia/files/2011/08/artigo_-Pedagogia_Social1-Evelcy.pdf acesso: 18 de março de 2023.
MACHADO, Evelcy. A pedagogia social: reflexões e diálogos necessários. In: SILVA
et al. (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão & Arte, 2011. p. 117-131.
MANDEVILLE, Bernard. La fábula de las abejas o los vicios privados hacen la prosperidad pública. Comentário crítico, histórico y explicativo de F. B. Kaye. Publicação original em inglês de 1705 a 1729. México: Fondo de Cultura Económica, 2001.
MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. Seleção, tradução e notas de Rubens Enderle – São Paulo: Boitempo, 2012.
MUNEVAR, Francisco Alejandro Rincón. Pedagogia social na Colômbia: possibilidades de intervenção socioeducativa no pós-conflito. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
PALUDO, Conceição. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático e popular. Porto Alegre: Tomo Editorial/Camp, 2001.
PAULO, Fernanda Santos. A Formação do(as) educadores(as) populares a partir da práxis: um estudo de caso da AEPPA. 273 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
PAULO, Fernanda Santos. Concepções de Educação: espaços, práticas, metodologias e trabalhadores da educação não escolar. Curitiba: interSaberes, 2022.
PAULO, Fernanda Santos; MACHADO, Rita de Cássia de Fraga. Educadora Popular/Educador Popular. In.: STRECK, D. R.; REDIM E.; ZITKOSKI J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
PAULO, Fernanda Santos. Pioneiros e Pioneiras da Educação Popular Freiriana e a Universidade. Tese (Doutorado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.
PAULO, Fernanda dos Santos. Memórias e trajetórias: sistematização de experiências de educação popular e de movimentos sociais. São Paulo: Diálogo Freiriano, 2019.
PAULO, Fernanda Santos; TREVISAN, Elisangela. Educador social e educador popular: pautas da formação acadêmica-profissional. Revista Panorâmica online, [S. l.], v. 35, 2022.
RIBEIRO, Marlene. Exclusão e educação social: conceitos em superfície e fundo. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 155-178, jan./abr. 2006.
SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente de; MOURA, Rogério Adolfo; (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.
SILVA, Roberto da; SOUZA NETO, João Clemente de; MOURA, Rogério Adolfo; (Orgs.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.
SERRANO, Francisco José del Pozo. Pedagogía Social en Colombia: entre la experiencia de la Educación Popular y el reto de la investigación-acción em la profesionalización socioeducativa de un país em posconflito. Ensino & Pesquisa, v.15, n. 2 (2017), 97-116, Suplemento.
SERRANO, Francisco José Del Pozo; ACEVEDO, Cinthia Milena Astorga. La Pedagogía Social y Educación Social en Colombia: Corresponsabilidad Institucional,
Académica y Profesional necesaria para la Transformación Social. Foro de Educación, v. 16, n. 24, enero-junio - january-june 2018, pp. 167-191.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. O horizonte da pedagogia social: uma perspectiva de aproximação conceitual. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n.4, p. 2122-2137, out./dez. 2017.
SOËTARD, Michel. Johann Pestalozzi (Coleção Educadores). Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco/ Editora Massangana, 2010.
STRECK, Danilo Romeu. et al. Educação popular e docência. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
STRECK, Danilo Romeu. STRECK, D. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. v. 15, n. 44, maio/ago., 2010.
TORRES, Alfonso Carrillo. La educación popular: Trayectoria y actualidad. Bogotá, El Búho, 2017.
TORRES, Alfonso Carrillo. Pensar epistémico, educación popular e investigación participativa. Ciudad de México: Editora Nómada, IPECAL, 2019.
TORRES, Alfonso Carrillo. Educación popular:Historicidad y potencial emancipador. Bogotá, Editorial Laboratorio Educativo, 2021.
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Revista Estudos Libertários
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.