EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA E SOCIABILIDADE OPERÁRIA NO SINDICATO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE POPULAR DE ENSINO LIVRE NO RIO DE JANEIRO (1904)

Autores

Palavras-chave:

universidade popular, educação libertária, sindicalismo, anarquismo, circularidade cultural.

Resumo

Apresenta-se a experiência educativa libertária da Universidade Popular de Ensino Livre (UPEL), no âmbito do associativismo operário do Rio de Janeiro, em 1904. Tal organização foi construída para a educação popular em ação direta, de maneira autogestionária no espaço de sociabilidade do sindicato, por trabalhadores e intelectuais, alguns conhecidos anarquistas. Objetiva-se discutir os seus precedentes históricos na cidade, no que se refere à ideia de “instrução” para os operários, entre a segunda metade do século XIX e o início do XX. Nesta experiência autonomista, analisam-se ainda as interlocuções referentes ao conceito de Universidade Popular na França, para explorar as características de preparação, organização e funcionamento da UPEL no seu território, mobilizando os conceitos inter-relacionados de circularidade e de ressignificação das ideias anarquistas.

Biografia do Autor

Eduardo Carracelas Lamela, Doutor em Historia pela Universidade Federal Fluminense (PPGH/UFF); Educador no Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI/IBRAM)

Doutor (2022) pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF-PPGH). Mestre (2017) pela mesma instituição. Graduado (2014) em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), com formação complementar (2012/2013) pela Universidad de Jaén (UJAEN), Espanha. Possui experiência na área de História Contemporânea, com ênfase em História do Brasil Republicano, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Anarquismo, Circularidade Cultural, Movimentos Sociais, Imigração, Educação Libertária e História Fluminense. Membro do Grupo de Estudos do Anarquismo (GEA-UFF) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Anarquismo e Cultura Libertária (NEPAN-UERJ). Atualmente é educador no setor de história do Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI), a serviço do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

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Publicado

2023-10-03