COLAR DE IXTLE: REVOLUÇÃO E EDUCAÇÃO EM RICARDO FLORES MAGÓN
Palavras-chave:
Magonismo – Anarquismo – Educação.Resumo
Este texto comenta aspectos da educação presentes em passagens do jornal Regeneración, dirigido por Jesus Flores Magón e Ricardo Flores Magón, na primeira década do século XX, a partir do movimento de combate ao governo autoritário do general Porfírio Diaz, no México. A publicação deste periódico sugere a resistência da prática política anarquista mexicana e a trajetória e perseguição de Ricardo Flores Magón, a partir do regime político e ação militarista em seu país e do imperialismo estadunidense. A educação aparece em Regeneracíon, por vezes, entremeada aos fatos e ideias, que compõem a forma de oposição e constante tensionamento político levado a público com este periódico.
Referências
ANDREO, Igor Luís. (2013) “Teologia da Libertação e Cultura Política Maia Chiapaneca”. São Paulo: Alameda.
AGUILAR, Y. Nosotros sin México: naciones indígenas y autonomía. 2020. Disponível em: https://cultura.nexos.com.mx/?author_name=yasnaya-elena-aguilar-gil. Acesso em: 10 out. 2020.
BARTRA, A. ; BARRERA, J. La revolución magonista. Cronología narrativa. en: www.brigadaparaleerenlibertad.com. Acesso em 10/05/2023.
BARONNET, Bruno. (2011) “Autonomía y Educación Indígena: las escuelas zapatistas de las cañadas de la Selva Lacandona de Chiapas, México”. Colégio de México. Tese de Doutorado. México D.F.
BRANCO, J. F. M. (2015) Movimento Docente, Insurreição e Propostas Coletivas de Educação em Oaxaca. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo.
BRANCO, J. F. M. (2019) Comunalismo e educação comunitária em Oaxaca: a aprendizagem própria em tempos de militarismo e reforma empresarial da educação. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
BRANCO, J. F. M. Insurreição, autogoverno e viver sem Estado na Mesoamérica comunalista. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022017, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.17373. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/17373. Acesso em: 11 maio. 2023.
CLASTRES, Pierre. (1988) A Sociedade Contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
ESTEVA, Gustavo. Nuevas Formas de Revolución. In: Cátedra Jorge Alonso. http://catedraalonso-ciesas.udg.mx/imagenes/documentos/conferencia_gustavo_esteva.pdf . Oaxaca: 2015
FANNON, Frantz. (1968) Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
MAGÓN, Ricardo Flores (2015). Antologia. Kcl Ediciones Anarquistas.net. Disponível em:https://www.solidaridadobrera.org/ateneo_nacho/libros/Ricardo%20Flores%20Mag%C3%B3n%20-%20Antolog%C3%ADa.pdf. Acesso em: 5/05/2023.
MALDONADO, Benjamin. (2000) Los indios en las aulas, dinámica de dominación y resistencia en Oaxaca. México: INAH.
______ (2010) Comunidad, comunalidad y colonialismo en Oaxaca, México: La nueva educación comunitária y su contexto. Tese de Doutorado. Leiden.
______ (2010b.) En el indio y lo indio en el anarquismo magonista. Em: Ante al centenario de la Revolución Mexicana: Magonismo y vida comunal mesoamericana. Oaxaca: Secretaria de Cultura.
______ Prólogo. (2014) Em: ELORZA MORALES, Miguel Ángel. Educación Libertaria y Comunalidad. Oaxaca: Colegio de Investigadores en Educación de Oaxaca.
SOLÀ GUSSINYER , P. .; SILVA , D. A. e .; SANTOS, L. E. dos . PRESENTACIÓN - Anarquismo internacional: educación, cultura y luchas sociales. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022001, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.16120. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16120. Acesso em: 12 maio. 2023.
SOUZA, F.L. (2016) Regeneración: interconexões, propaganda libertária e discurso impresso (México, séculos XIX e XX. XIII encontro regional de história. ANPUH, MS.
TRAGTENBERG, Mauricio (2018). Escola como organização complexa. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 142, p.183-202.
Textos de Ricardo Flores Magón e edições do Regeneración consultados em:
Archivo Magón: https://archivomagon.net/
Archivo Rebelde: https://archivorebelde.org/
Biblioteca Virtual Antorcha: http://www.antorcha.net/index/biblioteca.html
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Estudos Libertários
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.