COLAR DE IXTLE: REVOLUÇÃO E EDUCAÇÃO EM RICARDO FLORES MAGÓN

Autores

Palavras-chave:

Magonismo – Anarquismo – Educação.

Resumo

Este texto comenta aspectos da educação presentes em passagens do jornal Regeneración, dirigido por Jesus Flores Magón e Ricardo Flores Magón, na primeira década do século XX, a partir do movimento de combate ao governo autoritário do general Porfírio Diaz, no México. A publicação deste periódico sugere a resistência da prática política anarquista mexicana e a trajetória e perseguição de Ricardo Flores Magón, a partir do regime político e ação militarista em seu país e do imperialismo estadunidense. A educação aparece em Regeneracíon, por vezes, entremeada aos fatos e ideias, que compõem a forma de oposição e constante tensionamento político levado a público com este periódico.       

Biografia do Autor

Luciana Eliza dos Santos, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutora em História da Educação pela Faculdade de Educação/USP, departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, EDF. Pesquisadora de História da Educação e educação libertária. Email: lucianaeliz@gmail.com

João Francisco Migliari Branco, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação/USP, pelo Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP. Membro do Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação e Lutas Sociais, coordenado por Fernando Bomfim Mariana, FE-UNB. Email: joaobranco@usp.br

Referências

ANDREO, Igor Luís. (2013) “Teologia da Libertação e Cultura Política Maia Chiapaneca”. São Paulo: Alameda.

AGUILAR, Y. Nosotros sin México: naciones indígenas y autonomía. 2020. Disponível em: https://cultura.nexos.com.mx/?author_name=yasnaya-elena-aguilar-gil. Acesso em: 10 out. 2020.

BARTRA, A. ; BARRERA, J. La revolución magonista. Cronología narrativa. en: www.brigadaparaleerenlibertad.com. Acesso em 10/05/2023.

BARONNET, Bruno. (2011) “Autonomía y Educación Indígena: las escuelas zapatistas de las cañadas de la Selva Lacandona de Chiapas, México”. Colégio de México. Tese de Doutorado. México D.F.

BRANCO, J. F. M. (2015) Movimento Docente, Insurreição e Propostas Coletivas de Educação em Oaxaca. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo.

BRANCO, J. F. M. (2019) Comunalismo e educação comunitária em Oaxaca: a aprendizagem própria em tempos de militarismo e reforma empresarial da educação. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

BRANCO, J. F. M. Insurreição, autogoverno e viver sem Estado na Mesoamérica comunalista. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022017, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.17373. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/17373. Acesso em: 11 maio. 2023.

CLASTRES, Pierre. (1988) A Sociedade Contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

ESTEVA, Gustavo. Nuevas Formas de Revolución. In: Cátedra Jorge Alonso. http://catedraalonso-ciesas.udg.mx/imagenes/documentos/conferencia_gustavo_esteva.pdf . Oaxaca: 2015

FANNON, Frantz. (1968) Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

MAGÓN, Ricardo Flores (2015). Antologia. Kcl Ediciones Anarquistas.net. Disponível em:https://www.solidaridadobrera.org/ateneo_nacho/libros/Ricardo%20Flores%20Mag%C3%B3n%20-%20Antolog%C3%ADa.pdf. Acesso em: 5/05/2023.

MALDONADO, Benjamin. (2000) Los indios en las aulas, dinámica de dominación y resistencia en Oaxaca. México: INAH.

______ (2010) Comunidad, comunalidad y colonialismo en Oaxaca, México: La nueva educación comunitária y su contexto. Tese de Doutorado. Leiden.

______ (2010b.) En el indio y lo indio en el anarquismo magonista. Em: Ante al centenario de la Revolución Mexicana: Magonismo y vida comunal mesoamericana. Oaxaca: Secretaria de Cultura.

______ Prólogo. (2014) Em: ELORZA MORALES, Miguel Ángel. Educación Libertaria y Comunalidad. Oaxaca: Colegio de Investigadores en Educación de Oaxaca.

SOLÀ GUSSINYER , P. .; SILVA , D. A. e .; SANTOS, L. E. dos . PRESENTACIÓN - Anarquismo internacional: educación, cultura y luchas sociales. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022001, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.16120. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16120. Acesso em: 12 maio. 2023.

SOUZA, F.L. (2016) Regeneración: interconexões, propaganda libertária e discurso impresso (México, séculos XIX e XX. XIII encontro regional de história. ANPUH, MS.

TRAGTENBERG, Mauricio (2018). Escola como organização complexa. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 142, p.183-202.

Textos de Ricardo Flores Magón e edições do Regeneración consultados em:

Archivo Magón: https://archivomagon.net/

Archivo Rebelde: https://archivorebelde.org/

Biblioteca Virtual Antorcha: http://www.antorcha.net/index/biblioteca.html

Publicado

2024-04-13