COLAR DE IXTLE: REVOLUÇÃO E EDUCAÇÃO EM RICARDO FLORES MAGÓN

Autor/innen

Schlagworte:

Magonismo – Anarquismo – Educação.

Abstract

Este texto comenta aspectos da educação presentes em passagens do jornal Regeneración, dirigido por Jesus Flores Magón e Ricardo Flores Magón, na primeira década do século XX, a partir do movimento de combate ao governo autoritário do general Porfírio Diaz, no México. A publicação deste periódico sugere a resistência da prática política anarquista mexicana e a trajetória e perseguição de Ricardo Flores Magón, a partir do regime político e ação militarista em seu país e do imperialismo estadunidense. A educação aparece em Regeneracíon, por vezes, entremeada aos fatos e ideias, que compõem a forma de oposição e constante tensionamento político levado a público com este periódico.       

Autor/innen-Biografien

Luciana Eliza dos Santos, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutora em História da Educação pela Faculdade de Educação/USP, departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação, EDF. Pesquisadora de História da Educação e educação libertária. Email: lucianaeliz@gmail.com

João Francisco Migliari Branco, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação/USP, pelo Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP. Membro do Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação e Lutas Sociais, coordenado por Fernando Bomfim Mariana, FE-UNB. Email: joaobranco@usp.br

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Textos de Ricardo Flores Magón e edições do Regeneración consultados em:

Archivo Magón: https://archivomagon.net/

Archivo Rebelde: https://archivorebelde.org/

Biblioteca Virtual Antorcha: http://www.antorcha.net/index/biblioteca.html

Veröffentlicht

2024-04-13