“COMECEI A ME EMPODERAR E ME SENTIR NEGRA POR CONTA DA OCUPAÇÃO”: A PRESENÇA DO FEMINISMO NEGRO NO OCUPA CAIRU”

Autores

Palavras-chave:

Feminismo Negro, Ocupação, Rio de Janeiro, Demanda, Estudantes Negras.

Resumo

Este estudo baseia- se numa pesquisa que entrevistou estudantes negras ocupantes de escola pertencentes ao “Ocupa Cairu”, investigando as demandas e subjetivações da construção da identidade negra e o processo de “tornar-se negra” através do contato com o debate sobre o Feminismo Negro. A metodologia empírica utilizada consistiu na análise de entrevistas semi estruturadas durante o ano de 2016, momento da eclosão do movimento de ocupações de escola no estado do Rio de Janeiro. O quadro teóricos e alicerçou nos estudos de intelectuais negras e na perspectiva decolonial, utilizando autoras como: Souza.(1983), hooks (2022), Carneiro (2003) e Crenwshaw (2012). Gomes (2012), embasando-se em categorizações importantes para compreensão desta construção da identidade e movimento de mulheres negras. Em suma, verificamos que demandas de ordem de desejo das ocupantes negras foram enunciadas em assuntos relacionados a corporiedade e estética do corpo negro, preterimento dos afetos, ativismo político, hipersexualização do corpo da mulher negra e pertencimento da cultura afro brasileira.

Biografia do Autor

Mariana dos Reis Santos, Professora da carreira EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico) no Instituto Benjamin Constant.

Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ (Programa de Pós Graduação em Educação) pertencente ao grupo de pesquisa Currículo Cultura e identidade. Mestra em Educação pelo programa PPGE UFRJ (Programa de Pós Graduação em Educação) pertencente ao grupo de pesquisa Colemarx (Coletivo de Estudos em marxismo e educação). Professora da carreira EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico) no Instituto Benjamin Constant.

Tiago Dionisio, SEEDUC/RJ e PPGEO/UERJ

Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais e em Docência e Educação Básica pela UFF. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), entre 2015 e 2018, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Entre 2019 e 2020, foi Coordenador Pedagógico do CE Dom Pedro I. Desde 2020 trabalha na Superintendência de Projetos Estratégicos (SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Geografia Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Relações Raciais e Gênero e Sexualidades.

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Publicado

2023-10-03