MIRANDO OUTROS HORIZONTES PARA PENSARMOS UM ENSINO DE FILOSOFIA DECOLONIAL

Autores

  • Maurício Rasia Cossio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline de Oliveira Rosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

filosofia, ensino, decolonialidade, racismo, afro-ameríndio

Resumo

Bom seria se não existissem racismos, violência de gênero, patriarcado, homofobia, colonialidade, etc, mas essas opressões e violências estão presentes diariamente em nossas salas de aula, nos relatos de alunos(as)(es) e nos espaços físicos escolares. Cabe a nós educadores e educadoras, professores e professoras, a tarefa urgente em repensar nossas estruturas de ensino - que ultrapassem a lógica hegemônica da história da filosofia - para que de fato possa ser uma prática decolonial e que vai além de apenas uma denúncia, mas um lugar de transformação e construção de resistências. Neste artigo trata-se de apresentar algumas propostas para o resgate da função filosófico-crítica da escola, aliando o ensino de filosofia à literatura, história e ancestralidade afro-ameríndia e à políticas antirracistas e contra a colonização do pensamento.

Biografia do Autor

Maurício Rasia Cossio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em filosofia pelo PPGFIL/UFSC. Mestre em Filosofia pela Università di Bologna (ITA). Pesquisador do projeto Uma Filósofa por Mês. Professor de filosofia para o ensino médio na EEB Aníbal Nunes Pires. Autor de “Filosofia e arte: aliados para um ensino de filosofia libertador” (2022), “O sonho consciente: relações entre o filme Waking Life e a filosofia de Erns Bloch” (2018) e “A utopia não-utópica de Proudhon” (2015), entre outros.

Aline de Oliveira Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em filosofia pelo PPGF/UFRJ. Mestra em Filosofia - CEFET-RJ. Pesquisadora do Lab. Antígona de Filosofia e Gênero. Autora de “Filosofia e arte: aliados para um ensino de filosofia libertador” (2022), “Memórias literárias afro-ameríndias e diaspóricas na elaboração de uma escrita decolonial”, (2021), “O sistema moderno colonial de gênero e a necessidade de um feminismo para além das categorias” (2021), “Produto Educacional - Jogo: Arte&Filosofia: entre conceitos e afetos” (2020), organizadora e autora do livro “Mulheres Intelectuais de Ontem e Hoje” (2022), entre outros.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos