MIRANDO OUTROS HORIZONTES PARA PENSARMOS UM ENSINO DE FILOSOFIA DECOLONIAL
Keywords:
filosofia, ensino, decolonialidade, racismo, afro-ameríndioAbstract
Bom seria se não existissem racismos, violência de gênero, patriarcado, homofobia, colonialidade, etc, mas essas opressões e violências estão presentes diariamente em nossas salas de aula, nos relatos de alunos(as)(es) e nos espaços físicos escolares. Cabe a nós educadores e educadoras, professores e professoras, a tarefa urgente em repensar nossas estruturas de ensino - que ultrapassem a lógica hegemônica da história da filosofia - para que de fato possa ser uma prática decolonial e que vai além de apenas uma denúncia, mas um lugar de transformação e construção de resistências. Neste artigo trata-se de apresentar algumas propostas para o resgate da função filosófico-crítica da escola, aliando o ensino de filosofia à literatura, história e ancestralidade afro-ameríndia e à políticas antirracistas e contra a colonização do pensamento.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.