Emma Goldman e o lume de um cinismo libertário
Schlagworte:
Anarquismos, subjetividades, teatro, revolução, cuidado de si, cínicosAbstract
A anarquista Emma Goldman tecia relações de militância a partir da perspectiva da individualidade refratária ao pensamento massificado, adotando um posicionamento que Michel Foucault designaria como parresiasta a partir da leitura de contracondutas da Grécia Antiga. Este artigo propõe, então, um questionamento: a filosofia política em ação propugnada por Goldman teria ecos de um cinismo que principiava na subjetividade insurgente e reverberava em um afeto coletivo? Como ocorreria esse processo de cuidado-de-si/relações com o outro? A partir de um breve cotejo com a obra de Foucault, tem-se como escopo descortinar como a anarquista defendia uma emancipação que começava no esculpir de uma vida colocada em risco diante dos poderes uniformizantes.
Literaturhinweise
FALK, Candace. (2006), “Emma Goldman: passion, politics, and the theatrics of free expression. ” In: Women’s Hitory Review, vol. 11, pp. 11-26.
FOUCAULT, Michel. (2011), A Coragem da Verdade: o governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes.
________________. (2013), O corpo utópico, as heterotopias. Posfácio de Daniel. Defert. São Paulo: Edições n-1.
__________________. (1995), “O sujeito e o poder”. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Tradução de Vera Portocarrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, pp. 231-249.
GOLDMAN, Emma. (1991), “Art and Revolution. ” The Emma Goldman Papers: A Microfim Edition. Ed.Candace Falk, Ronald J. Zboray, et al. Alexandria: Chadwyck-Healey.
__________________. (1940), “Individuo, Sociedad y Estado”. La Palabra como Arma. Tradução espanhola de Alexis Rodríguez. Buenos Aires: Libros de Anarres; La Plata: Terramar, 2010.
___________________. (1911), “La Hipocresia del Puritanismo”. La Palabra como Arma. Tradução espanhola de Alexis Rodríguez. Buenos Aires: Libros de Anarres; La Plata: Terramar, 2010.
__________________. (1911b), “La Importancia Social de La Escuela Moderna”. La Palabra como Arma. Tradução espanhola de Alexis Rodríguez. Buenos Aires: Libros de Anarres; La Plata: Terramar, 2010.
_________________. (1906), “La Tragedia de la emancipación de la mujer”. La Palabra como Arma. Tradução espanhola de Alexis Rodríguez. Buenos Aires: Libros de Anarres; La Plata: Terramar, 2010.
__________________. (1911c) “Minorias versus Maiorias”. Revista Verve. São Paulo, nº 13, pp. 123-133, 2008.
__________________. (1934), “Minha vida valeu a pena? ”. Tradução por Eliane Carvalho. Revista Verve. São Paulo, nº35, 2019.
_________________. (1914), “Intellectual Proletarians”. Anarchist Library. Disponível em: theanarchistlibrary.org Acesso em 17 de fevereiro de 2020.
__________________. (1940), “The Individual, Society and the State”. Disponível em: theanarchistlibrary.org Acesso em 17 de fevereiro de 2020.
__________________. (1906), “The Child and its enemies”. Disponível em: theanarchistlibrary.org Acesso em 17 de fevereiro de 2020.
__________________. (1910), “The Modern Drama: A Powerful Disseminator Of Radical Thought”, Anarchism and Other Essays. Disponível em: theanarchistlibrary.org Acesso em 13 de julho de 2020.
__________________. (1916), “The Philosophy of Atheism”. Disponível em: theanarchistlibrary.org Acesso em 17 de fevereiro de 2020.
__________________.(1914), The Social Significance of the Modern Drama. Disponível em: https://theanarchistlibrary.org Acesso em 23 de julho de 2019.
________________. (1931), Viviendo mi vida.Disponibilizado em pdf, em 22 de setembro de 2015, do arquivo anarquismoenpdf.tumblr.com Tradução em espanhol e notas por Antonia Ruíz Cabezas. Acesso em 17 de fevereiro de 2020.
IBSEN, Henrik. (2008), A Casa de Bonecas. Lisboa: Livros Cotovia.
_____________. (1882), Um Inimigo do Povo. Disponível em: http://www2.fw.iffarroupilha.edu.br/biblioteca/wp-content/uploads/2017/09/Um-inimigo-do-povo-Henrik-Ibsen.pdf Acesso em 06 de agosto de 2020.
STIRNER, Max. (2009), O Único e Sua Propriedade.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.