MEMÓRIAS DE JUNHO DE 2013 NO CARIRI CEARENSE

Autor/innen

  • Cristina Antonioevna Dunaeva Universidade de Brasília
  • Bartira de Albuquerque Dias

Schlagworte:

História dos movimentos sociais, Anarquismo, Movimentos sociais autônomos, História contemporânea do Ceará, Cariri

Abstract

Neste ensaio buscamos resgatar as memórias dos acontecimentos de Junho de 2013 no Cariri cearense. Procuramos apontar a heterogeneidade de atores sociais envolvidos em protestos de movimentos sociais naquele momento histórico e descrever como cada local específico do país se organizou para as manifestações em torno de pautas específicas. Descrevemos algumas características em comum que percebemos em todas as manifestações de Junho, mas focamos em particularidades do contexto social, político e cultural específico de uma região interiorana do país. Trazemos uma recordação do dia mais marcante das manifestações de Junho, em Juazeiro do Norte (CE), com intuito de deixar registrado este acontecimento memorável, importante para a história dos movimentos sociais, das lutas autonomistas e das práticas de organização política e cultural anarquista e libertária. Almejamos, ainda, pensar a memória das manifestações de Junho a partir de análise do contexto social de uma região específica, trazendo um pouco de sua história e apresentando suas peculiaridades sócio-culturais.

 

Autor/innen-Biografien

Cristina Antonioevna Dunaeva, Universidade de Brasília

Cristina Antonioevna Dunaeva. Mestrado em História da Arte/ UNICAMP (2005); doutorado em Ciências Sociais/ UNICAMP (2013). Professora adjunta do Curso de Teoria, Crítica e História da Arte/ Departamento de Artes Visuais/ Instituto de Artes/ UnB - Universidade de Brasília. Traduziu para o português o tratado Dos Novos Sistemas na Arte (1919) de Kazímir Maliévitch (1878 - 1935). Líder do Grupo de Pesquisa "História da Arte: estudos feministas e decoloniais" (CNPq). Autora de: “Artistas da vanguarda na Rússia Revolucionária e o Anarquismo”, In: Angela Roberti Martins; Érica Sarmiento; Lená Medeiros de Menezes. (Org.). Revolução Russa: outros atores, cenários, abordagens e perspectivas. 1ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2019; “Breve esboço sobre a arte antimilitarista na Rússia contemporânea”, In: Jallageas, Neide, Gomide, Bruno, (Org.) Ensaios sobre a Guerra Rússia Ucrânia 2022. 1ed. São Paulo: Kinoruss, 2022; “Estatueta incógnita proveniente do Peru, datação não identificada, autoria desconhecida: por uma história da arte menos eurocêntrica e mais problematizadora”, In: Adriano Pedrosa; Luciano Migliaccio. (Org.). Entre Nós: antologia. A figura humana no acervo do MASP. 1 ed. São Paulo: MASP, 2017; “Orient(e)(a)ação: as vanguardas artísticas na Rússia confrontando o eurocentrismo”, Revista VIS (UnB), v. 16, p. 1-21, 2017.

Bartira de Albuquerque Dias

Bartira Dias de Albuquerque é Mestra e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. É autora dos livros "Noor em nós" (2010) e "Terra tremida de natureza dançante" (2023) e do artigo "Performance, artivismo e marcadores de diferença: processos de aprendizagens sobre gênero, raça e classe com o grupo Tambores de Safo" (2020). Suas pesquisas são voltadas para questões relacionadas à arte, performance, artivismo, ativismo, anarquismo, gênero, sexualidade, classe e raça.

Literaturhinweise

BEY, Hakim. TAZ. Zona Autônoma Temporária. São Paulo: Conrad, 2011.

DUNAEVA, C. A.. Um santo popular, a arte contemporânea e a crítica das dicotomias estruturantes. In: XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2016, Campinas. Anais do XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Arte em Ação, 2016. p. 157-165.

CORDEIRO, Domingos Sávio de Almeida. Um beato líder: Narrativas memoráveis do Caldeirão. Fortaleza: Imprensa universitária – UFC, 2004.

DELLA CAVA, Ralph. 1985. Milagre em Joazeiro. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1985.

LEMUEL, Rodrigues Silva. O discurso religioso no processo migratório para o Caldeirão do Beato José Lourenço. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009.

LOPES, Régis. Caldeirão: estudo histórico sobre o beato José Lourenço e suas comunidades. Fortaleza: Instituto Frei Tito de Alencar/ NUDOC-UFC, 2011.

_______. Juazeiro e Caldeirão: espaços de sagrado e profano. In: Simone de Souza (Org.). Uma nova história do Ceará. ed. Foraleza: Edição Demócrito Rocha, 2000.

_______. Calderião. Fortaleza: EDUECE, 1991.

_______. O meio do mundo: Território sagrado em Juazeiro do Padre Cícero – Fortaleza: EDUFC, 2012.

MAIA, Veralúcia Gomes. Caldeirão: Uma comunidade cristã de camponeses. Dissertação de mestrado em Ciências Sociais. Natal, Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1987. 189f.

MENESES, Sônia e Fátima Pinto. Imprensa, anticomunismo e fé: a destruição do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto nas representações da imprensa brasileira (1936 – 1937). Fortaleza PPGH – UFC, 2017.

MELO FILHO, Edilson Militão de. Alegoria da loucura – processo de criação em performance arte e taxonomias performativas. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri – URCA. Juazeiro do Norte, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1rojDSzsVyrZGmVvAWQLkwPt-jIcRSJ0m/view?usp=sharing

Veröffentlicht

2024-03-06