O FEDERALISMO SECUNDARISTA COMO TÁTICA POLÍTICA NAS ESCOLAS OCUPADAS DO SUBÚRBIO DO RIO DE JANEIRO

Authors

  • Guilherme Xavier de Santana Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Keywords:

Ocupações de escolas – Federalismo – Educação libertária.

Abstract

O presente artigo tem a intenção de a partir do contexto do fenômeno político das ocupações de escolas no Rio de Janeiro em 2016, fazer uma análise da dinâmica e tática política que os secundaristas das escolas ocupadas na região do Grande Meier (subúrbio da capital do estado) que tem traços que dialogam com o princípio do federalismo e por sua vez também possui pontos de contato com a educação libertária.

Author Biography

Guilherme Xavier de Santana, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em História Comparada na UFRJ; Mestre em Educação pela UFRJ; Professor da Sociologia da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)

References

ALVES, Munis Pedro (2018). O anarquismo em Proudhon: uma introdução. Pergaminho: Patos de Minas, MG, v. 1, p. 3-13. Disponível em: http://pergaminho.unipam.edu.br/documents/1833572/2573150/2+O+anarquismo+em+Proudhon+-+uma+introdu%C3%A7%C3%A3o.pdf/9060a570-c963-4130-93e1-f8d963996440. Acesso em: 30 abr. 2023.

AZEVEDO, Rafael Sá Rego de (2018). “A Escola é Nossa”: uma abordagem territorial da experiência das escolas ocupadas. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói.

BARRETO, Bruna Amaral Lanzilotti (2019). Ocupações secundaristas no Rio de Janeiro em 2016: resistências à precarização da educação. In: MEDEIROS, Jonas; JANUÁRIO, Adriano; MELO, Rúrion (org.). Ocupar e resistir: movimentos de ocupação de escolas pelo Brasil (2015-2016). São Paulo: Editora 34, p. 124-148.

BERTHIER, René (2016) Do Federalismo. São Paulo: Intermezzo.

CHAMBAT, Grégory (2006). Instruir para revoltar: Fernand Pelloutier e a educação rumo a uma pedagogia da ação direta. São Paulo: Editora Imaginário.

DE MORAES, Wallace (2018). Governados por quem? Diferentes plutocracias nas histórias políticas de Brasil e Venezuela. Curitiba: Prismas.

FERNANDES, Maria Clara (2019). O governo das juventudes, o imperceptível e estranho aos controles: as ocupações secundaristas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Multifoco.

GALLO, Silvio (2007). Pedagogia libertária: anarquistas, anarquismos e educação. São Paulo: Imaginário; Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas.

MOREL, Ana Paula Massadar (2017). Cantões curdos e caracóis zapatistas: autonomia hoje. Gavagai, Erechim, v. 4, n. 1, p. 100-112, jan./jun. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/8996/5599. Acesso em: 30 mar. 2023.

PROUDHON, Pierre-Joseph (2001). Do princípio federativo. São Paulo: Nu-Sol: Imaginário.

TRINDADE, Francisco (2001). [Apresentação do livro “Do princípio federativo”]. In: PROUDHON, Pierre-Joseph. Do princípio federativo. São Paulo: Nu-Sol: Imaginário, p. 7-20.

Published

2023-10-03