Produção de subjetividades críticas e contra hegemonia em cineclubes na Baixada Fluminense: uma abordagem cartográfica e psicossocial
Palabras clave:
psicossociologia, cineclubes, Baixada Fluminense, subjetividades críticas, contra hegemoniade sentido, narratividade.Resumen
O artigo investiga os processos de constituição de subjetividades críticas em cineclubes na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, Brasil. A pesquisa se concentra nas práticas coletivas desses grupos e na constituição de enunciados contra-hegemônicos. Foram entrevistados membros fundadores e participantes de três cineclubes na região. O estudo procura compreender como essas iniciativas se inscrevem na constituição dos sujeitos, considerando o contexto de surgimento dessas iniciativas e o fortalecimento de políticas públicas para a democratização do acesso à cultura. Os cineclubes são vistos como espaços de criação de significados, rompimento e produção de sentido. O artigo utiliza a interlocução entre cultura, discurso e poder, bem como conceitos de sujeito e modos de subjetivação. A pesquisa segue uma abordagem metodológica baseada nos estudos cartográficos e na psicossociologia latino-americana com o objetivo de incluir a Baixada Fluminense no âmbito da pesquisa acadêmica sob a ótica da produção de subjetividades críticas, deslocando o olhar de sujeição para um olhar de produção de vida desses sujeitos e territórios.
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