Produção de subjetividades críticas e contra hegemonia em cineclubes na Baixada Fluminense: uma abordagem cartográfica e psicossocial

Autores/as

Palabras clave:

psicossociologia, cineclubes, Baixada Fluminense, subjetividades críticas, contra hegemoniade sentido, narratividade.

Resumen

O artigo investiga os processos de constituição de subjetividades críticas em cineclubes na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, Brasil. A pesquisa se concentra nas práticas coletivas desses grupos e na constituição de enunciados contra-hegemônicos. Foram entrevistados membros fundadores e participantes de três cineclubes na região. O estudo procura compreender como essas iniciativas se inscrevem na constituição dos sujeitos, considerando o contexto de surgimento dessas iniciativas e o fortalecimento de políticas públicas para a democratização do acesso à cultura. Os cineclubes são vistos como espaços de criação de significados, rompimento e produção de sentido. O artigo utiliza a interlocução entre cultura, discurso e poder, bem como conceitos de sujeito e modos de subjetivação. A pesquisa segue uma abordagem metodológica baseada nos estudos cartográficos e na psicossociologia latino-americana com o objetivo de incluir a Baixada Fluminense no âmbito da pesquisa acadêmica sob a ótica da produção de subjetividades críticas, deslocando o olhar de sujeição para um olhar de produção de vida desses sujeitos e territórios.

Biografía del autor/a

Adriana Carneiro de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Psicossociologia de Grupos e Comunidades pelo EICOS/UFRJ, mestre em Psicossociologia, especialista em Arte, Cultura e Educação pelo IFRJ, Bacharel em Estudos de Mídia pela UFF. Cineclubista por formação, atua na implementação de projetos audiovisuais com foco em educação e direitos humanos. Autora do livro "Afetos Revolucionários: microbiografias de uma revolução periférica - afetosrevolucionarios.com".

 

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Publicado

2024-07-02

Número

Sección

Artigos