Experiências pedagógicas libertárias brasileiras: passado e presente

Auteurs-es

  • Marcos Raddi dos Santos Universidade Federal Fluminense

Mots-clés :

anarquismo, pedagogia libertária, história, atualidade, Brasil, Paulo Freire.

Résumé

O artigo aborda as experiências pedagógicas libertárias no Brasil, desde o final do século XIX até o início desse século XXI, resgatando algumas contribuições educacionais práticas e teóricas empreendidas pelos militantes anarquistas na área da educação. Após uma breve definição do anarquismo, e a partir dele, da pedagogia libertária, são apresentadas as primeiras iniciativas educacionais em solo brasileiro através da criação das primeiras escolas libertárias e até de uma Universidade Popular no Rio de Janeiro em 1904, com curta duração mas de extrema importância. São analisadas aproximações, concordâncias e possíveis diálogos entre a pedagogia libertária e a pedagogia libertadora, de Paulo Freire. Por fim é demonstrada a viabilidade da pedagogia libertária na atualidade, a partir da exposição de experiências pedagógicas libertárias ocorridas nesse início de século XXI. A metodologia empreendida foi pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre o assunto.

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Publié-e

2020-11-05

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