MANIFESTAÇÕES NO BRASIL ENTRE 2010 E 2020: UM RECORRIDO DAS RUAS, REDES E INSTITUIÇÕES
Résumé
O artigo apresenta uma análise das dinâmicas de contestação política da última década no Brasil, relacionando eventos pontuais e contextuais na política institucional e nos movimentos sociais. Consideramos quatro momentos como inflexões do cenário político nacional: as manifestações de junho de 2013, o impeachment da presidenta Dilma em 2016, a eleição de Bolsonaro em 2018 e a pandemia de COVID-19 no ano de 2020. Recorremos às sistematizações próprias, a partir da observação participante, à memória de participantes, aos registros midiáticos e próprios aos movimentos (nas redes sociais e outros canais virtuais). A partir da experiência da cidade do Rio de Janeiro, identificamos os episódios como constituintes de um processo que contribuiu para a conformação dos campos na atual polarização política de modo a oferecermos uma abordagem cronológica desse processo histórico.Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Estudos Libertários 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.