TRAJETÓRIA AUTONOMISTA DA BIBLIOTECA ENGENHO DO MATO - BEM (NITERÓI/RJ)
Mots-clés :
práticas espaciais, autogestão, educação libertária, biblioteca, ação comunitáriaRésumé
O presente artigo busca evidenciar as dimensões espacial, social e temporal que a Biblioteca Engenho do Mato (BEM) articula em suas práticas espaciais insurgentes no seu território de atuação. As práticas espaciais realizadas pelo coletivo objetivam envolver o público jovem do CIEP-448 Ruy Frazão Soares, fundamentadas por uma perspectiva de educação libertária. Destaca-se, contudo, a trajetória autonomista da BEM a partir de um resgate histórico e territorial.
Références
BARTHOLL, Timo (2015). Territórios de resistência e movimentos sociais de base: uma investigação militante em favelas cariocas. Tese. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
FALERO, Alfredo (2014), Entre o rigor teórico-metodológico e a criatividade – Algumas chaves cognitivas para a pesquisa dos movimentos sociais na América Latina. In: GOHN, M. G.; BRINGEL, B. M. (orgs.). Movimentos social na era global. 2. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes.
INEA - Instituto Estadual do Ambiente (RJ) (2015.). Trilhas: Parque Estadual da Serra da Tiririca = Trails : Serra da Tiririca State Park / Instituto Estadual do Ambiente (RJ). – Rio de Janeiro: INEA. Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/Guia-de-Trilhas.pdf
JACOBUCCI, D. F. C. (2008). Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, V. 7.
MORIYÓN, F. G. (org.) (1986). Educação libertária. Porto Alegre: Artes Médicas. 1989 (Introdução)
RIBEIRO, Darcy (1986) O livro dos CIEPs – Rio de Janeiro: Bloch.
SANTIAGO, Carolina de Castro (2017). Batalhas de rima de São Gonçalo: “Eu tô aqui”. Monografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, Abrahão de Oliveira (2020). Saberes plurais e epistemologias aterradas: caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas. Niterói: Eduff
SANTOS, Luciana Eliza dos. (2014) A educação libertária e o extraordinário: Traços de uma pedagogia (r)evolucionária. Tese. Universidade de São Paulo.
Secretaria de Urbanismo e Mobilidade. (2021) Diagnóstico para elaboração da Lei de uso e ocupação do solo (LUOS) do Município de Niterói.
SILVA, Regina Helena Alves da; ZIVIANI, Paula. (2018). “Temporalidades emaranhadas”: desafios metodológicos da dinâmica dos protestos em rede de 2013 no Brasil. Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 117.
SOUZA, M. L. (2010). Com o Estado, apesar do Estado, contra o Estado: os movimentos urbanos e suas práticas espaciais, entre a luta institucional e ação direta. Revista Cidades – Formas Espaciais e Política(s) Urbana(s), v.7, n.11, p.13-48.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.