A JUÍZA, O DEPUTADO E O PASTOR - O DISCURSO DE ÓDIO AOS DIREITOS HUMANOS E À MARIELLE FRANCO
Mots-clés :
Marielle Franco, Direitos Humanos, racismo e gênero.Résumé
Este trabalho se ampara em dados de pesquisa antropológicos e interdisciplinares e tem por objetivo analisar as intolerâncias raciais e de gênero sofrida por Marielle Franco após seu assassinato em 2018. A pesquisa monitorou portais de comunicação jornalística, selecionando reportagens publicadas entre 2018 e 2021, usadas como fontes para a realização desta pesquisa. A partir disso, busquei centralizar nossa análise com base em conceitos de categorias apresentadas por Richardson (1999). Centralizei o debate nas categorias direitos humanos, de minorias raciais e sexuais que Marielle defendia. O crime em questão, associado a um cenário de crise política no Brasil com a eleição de Jair Messias Bolsonaro à presidência da república, polariza um campo de disputa de poder político. Os discursos de ódio direcionados à Marielle Franco atingem suas pautas e lutas em defesa dos direitos humanos. O ódio promovido e espalhado sobre a figura da militante indica racismo, homofobia e intolerância.Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.