História, colonialismo, epistemologia: Aimé Césaire, Frantz Fanon e o pensamento decolonial
Parole chiave:
Colonialismo, Decolonialismo, Violência, Epistemologia, HistóriaAbstract
Neste artigo, buscamos compreender como a experiência colonial contemporânea foi absolutamente necessária para a construção e o desenvolvimento do pensamento e das estruturas político-sociais no Ocidente. Para tanto, recorremos à tríade história – colonialismo – epistemologia para mapear as intrínsecas relações entre o conhecimento e o poder e como tais relações forjaram uma epistemologia que foi utilizada para impor a violência e justificar os abusos cometidos em solo colonial. Partimos, para tanto, da experiência e do pensamento de Aimé Césaire e Frantz Fanon. Ambos expuseram os problemas derivados da relação entre colonos, colonizados e mundo colonial chegando ao ponto de expor uma realidade apartada dos desenvolvimentos históricos do Ocidente. Desse modo, não foram poucas as chamadas de ambos os autores para a total reintegração do sujeito colonial. Nessa busca por reintegração descortina-se a epistemologia ocidentalizada dominante e as críticas iniciadas por ambos os autores a um fazer histórico e filosófico mais descolonizado e, portanto, mais próximo à realidade vivida no sul global.
Riferimenti bibliografici
BERNARDINO-COSTA, Joazer. “A prece de Frantz Fanon: Oh, meu corpo, faça sempre de mim um homem que questiona!” In Civitas, Porto Alegre, v.16, n.3, 2016.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre el colonialismo. Madrid: Ediciones Akal, 2006.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Lisboa: Editora Ulisseia Ltda, 1965.
GROSFOGUEL, Ramón & BERNARDINO-COSTA, Joaze. “Decolonialidade e perspectiva negra” In Revista Sociedade e Estado, v.31, n.1, 2016.
GROSFOGUEL, Ramón. “A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI” In Revista Sociedade e Estado, v.31, n.1, 2016.
GROSFOGUEL, Ramón. “La descolonización del conocimiento: diálogo crítico entre la visión descolonial de Frantz Fanon y la sociologia descolonial de Boaventura de Sousa Santos”, 2012, http://www.iepala.es/IMG/pdf/Analisis-Ramon_Grosfoguel_ sobre_Boaventura_y_Fanon.pdf, acesso em 02/08/18.
KAFKA, Franz. Na colônia penal. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.
MALDONADO-TORRES, Nelson. “Aimé Césaire y la crisis del hombre europeo” In Discurso sobre el colonialismo. Madrid: Ediciones Akal, 2006.
MIGNOLO, Walter. “El giro gnosiológico decolonial: la contribuición de Aimé Césaire a la geopolítica y la corpo-política del conocimiento” In Discurso sobre el colonialismo. Madrid: Ediciones Akal, 2006.
QUIJANO VALENCIA, Olver. “Césaire y la formación de pensamientos decoloniales” In Convergencia, n.43, UAEM, México, 2007.
WALLERSTEIN, Immanuel. “Aimé Césaire: colonialismo, comunismo y negritud” In Discurso sobre el colonialismo. Madrid: Ediciones Akal, 2006.
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.