RESENHA DO LIVRO "REVOLTA DOS GOVERNADOS: OU PARA QUEM ESTEVE PRESENTE, REVOLTA DO VINAGRE"

Autori

  • Guilherme Xavier de Santana Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Parole chiave:

Revoltas Populares, Revolta dos Governados no Brasil

Abstract

Nessa obra Wallace de Moraes (2018) expõe um arcabouço teórico que se propõe a romper com a tradição das correntes do campo da ciência política, que possuem destaque nas universidades e no campo acadêmico de forma generalizada há várias décadas. O autor busca interpretar os fatos políticos que aconteceram em 2013 no Brasil (com foco principalmente no Rio de Janeiro) a partir de conceitos libertários, formulando assim uma autêntica teoria política anarquista. Acima de tudo, a proposta do intelectual é se comprometer com uma teoria que “sai das ruas” e nos faz refletir teoricamente. Ou seja, dialoga diretamente com o pensamento anarquista buscando o tempo inteiro estar conectado com a realidade social vivida e observada, assim como apontar reflexões sobre as estratégias de transformação dessa realidade.

Biografia autore

Guilherme Xavier de Santana, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorando em História Comparada na UFRJ; Mestre em Educação pela UFRJ; Professor da Sociologia da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)

Riferimenti bibliografici

DE MORAES, Wallace. Governados por quem? Diferentes plutocracias nas histórias políticas de Brasil e Venezuela. Curitiba: Editora Prismas, 2018.

DE MORAES, Wallace. 2013 – Revolta dos Governados: ou, para quem esteve presente, revolta do vinagre. Rio de Janeiro: WSM Edições, 2018.

Pubblicato

2019-05-24

Fascicolo

Sezione

Resenhas de Livros