A Estrutura Ocidentalizada da imprensa no Brasil através da transmissão da Revolta dos Governados de 2013.

Autori

Parole chiave:

Estruturas ocidentalizadas, Revolta dos Governados, grande mídia, governanças, perspectiva anarquista

Abstract

Neste texto promovo um diálogo entre o artigo de Ramón Grosfoguel sobre “A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas” e o papel da imprensa no Brasil, através da sua atuação durante a Revolta dos Governados em junho de 2013. Pretendo mostrar como grandes meios de comunicação de massa funcionam para corroborar e endossar o epistemicídio dos projetos imperiais/coloniais/patriarcais da modernidade. Para tanto trago manchetes de dois jornais de grande circulação no Brasil – O Globo e Folha de São Paulo - durante o mês de junho de 2013. As teses de dois outros autores integram a análise, Wallace de Moraes, sobre o papel das governanças e Nelson Werneck Sodré, sobre a concentração dos meios de comunicação de massa. Além disso, adoto a perspectiva anarquista proposta por Wallace de Moraes para interpretação das manifestações de junho de 2013, chamada por ele de Revolta do Governados. Por fim, emprego, na esfera da grande mídia, o conceito de transmodernidade, cunhado por Dussel e utilizado por Grosfoguel, na intenção de propor não só a descentralização dos meios de comunicação, mas também sua decolonização.

Biografia autore

Isadora Gonçalves França, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em História Comparada no Programa de Pós Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Área: História.

Riferimenti bibliografici

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 25-49, 2016.

MORAES, Wallace dos Santos de. (2018), 2013 Revolta dos Governados ou, para quem esteve presente, Revolta do Vinagre. Rio de Janeiro: FAPERJ.

SODRÉ, Nelson Werneck. (1999), História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: MAUAD.

CHOMSKY, Noam. (2019), Mídia – Propaganda política e manipulação. São Paulo: WMF.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-04-06

Fascicolo

Sezione

Artigos