Carnavalização em História de Garabombo, O Invisível, de Manuel Scorza

Autores

  • Lina Arao

Resumo

O peruano Manuel Scorza procurou, em seus livros, dar voz ao seu referente -- índios -- que, tanto na realidade concreta quanto no âmbito da literatura, como objeto “narrável”, era, freqüentemente, silenciado ou reificado. Para tentar atingir esse objetivo, Scorza utilizou, entre diversos recursos literários, o da carnavalização, presente, sobretudo, na segunda obra do ciclo, História de Garabombo, o invisível, que estudaremos neste trabalho. A partir da teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin, poderemos encontrar e compreender o uso de estratégias carnavalizadoras em um romance peruano do século XX: a necessidade de expor a miríade de vozes contrastantes e de denunciar os problemas enfrentados por uma população cotidianamente acuada pela miséria justificam a utilização da carnavalização.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1987.

------. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 2a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

CORNEJO POLAR, Antonio. O condor voa: literatura e cultura latino-americanas. Trad. Ilka Valle de Carvalho. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.

CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso. São Paulo: Perspectiva, 1980.

PINHEIRO, Suely Reis. Garabombo: um pícaro politizado. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 1986, 107p. Mimeo. Dissertação de Mestrado em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas.

SCORZA, Manuel. História de Garabombo, o invisível. Trad. Glória Rodríguez. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

YVIRICU, Jorge. La metamorfosis en dos personajes de La guerra silenciosa de Manuel Scorza. In: Revista de Critica Literaria Latinoamericana. Lima, no. 34, ano XVII, 2º semestre 1991, pp. 249-259.

Downloads

Edição

Seção

Artigos